top of page
Belem-negocios-connection.gif

Conheça o Mike: app de viagens criado por motoristas de Belém

Disponível para Android e IOS, a plataforma iniciou a sua operação na região metropolitana de Belém no dia 25 de julho, Dia do Motorista, e agora parte para o lançamento oficial


Mike, nova plataforma de mobilidade urbana inicia operação em Belém

Depois de anos transportando passageiros para as grandes plataformas de mobilidade, motoristas da cidade de Belém decidiram criar o seu próprio aplicativo de viagens. Conheça a história dos motoristas que empreenderam e se tornaram sócios do mais novo aplicativo de mobilidade, o Mike.


Fernando Canto, Antônio Neto, Paulo Amorim e Jefferson Duarte, são alguns dos motoristas fundadores do Mike, aplicativo de viagens urbanas.



Cansados de ter que pagar taxas 'abusivas', eles encontraram na união de seus próprios esforços, a oportunidade de criar um aplicativo mais democrático e justo, baseado nos princípios do cooperativismo.


Para reunir recursos financeiros, criaram a primeira cooperativa de mobilidade urbana, composta exclusivamente por motoristas de aplicativo.


A CMGB (Cooperativa de Mobilidade Grande Belém) foi fundada no dia 13 de junho deste ano, constituída em assembleia geral, que aconteceu na sede da IOE-PA (Imprensa Oficial do Estado do Pará), com o apoio de políticos e empresas.


Após levantar recursos com o investimento de sócios cooperados, os motoristas desenvolveram a plataforma e definiram conjuntamente suas respectivas funcionalidades.


“O Mike é um aplicativo criado sob a ótica do motorista, um profissional que está sofrendo com a exploração das grandes plataformas. A nossa organização não tem fim lucrativo. Com a gente, o motorista não será um simples parceiro, será um sócio. Ao se tornar cooperado da nossa empresa, ele vai ter direitos, deveres e participação nos lucros em cima de todas as nossas atividades. Também vai poder contribuir com o seu voto para nos ajudar a tomar as principais decisões”, explica Fernando Canto, presidente da cooperativa.


Fernando destaca que a plataforma nasceu da vontade do motorista ser livre e independente. O próprio nome, Mike, foi escolhido por ser uma alusão ao tratamento que os motoristas se referem um ao outro.


Por que viajar com um Mike


O Mike é um aplicativo dedicado ao transporte de passageiros, delivery e entregas rápidas, que será lançado no dia 9 de agosto. Sua operação atenderá inicialmente a região metropolitana de Belém.


Entre os diferenciais, o app vai trazer uma novidade: uma loja online que fará entregas instantâneas. Funcionará através de uma plataforma web integrada a um mostruário de produtos acoplado na parte de trás do banco do motorista.


O passageiro vai poder comprar e receber produtos na hora como: porta cartões, canetas e máscaras.


A reposição do mix de produtos acontecerá no escritório da empresa, em Belém. O motorista vai poder contar com novos produtos que serão criados periodicamente pela empresa.


Outra bandeira levantada pelo Mike será a de cooperativismo. A plataforma foi criada por uma cooperativa, por tanto não tem fins lucrativos. O principal objetivo é criar soluções para motoristas e passageiros. Dessa forma, o Mike pretende combater práticas das grandes plataformas, como cobrar altas taxas sob o valor da corrida, que chegam atualmente a custar até 40%.


Segundo Fernando, ao atender os anseios dos motoristas, o Mike também beneficiará o passageiro, pois não haverá insatisfação por parte dos profissionais, gerando assim serviços de qualidade.


A segurança do passageiro e do motorista também é um ponto importante e ressaltado por Paulo Amorim, co-fundador e diretor financeiro da cooperativa.


“Percebemos, logo no início, que a segurança é muito importante para os motoristas, sendo assim também para os passageiros. Todo sócio cooperado do Mike contará com um sistema de rastreamento 24h instalado nos carros. Recursos que já conhecemos, como botão do pânico, conversas gravadas, entre outros, também serão adotados pela plataforma”, explica.


Paulo esclarece também que todo motorista passará por treinamentos específicos de segurança e conduta e que a validação da documentação enviada pelos sócios acontecerá presencialmente.



Estratégia de lançamento do aplicativo


A estratégia de lançamento do Mike contará com duas fases de implementação.


Rodrigo Souza, CEO do site Belém Negócios e um dos apoiadores da CMGB, está desenvolvendo o marketing da plataforma.


Primeira fase


A primeira fase, que iniciou no dia 25 de julho, data que coincidiu com o Dia do Motorista, é dedicada inteiramente aos motoristas. A CMGB está fazendo a captação de forma direta, conversando com cada um e discutindo sobre as suas necessidades.


No site MikeApp.com.br, o motorista já pode se cadastrar e ter acesso ao link do aplicativo disponível para Android.


Segunda fase


A plataforma será lançada oficialmente no dia 9 de agosto. Os passageiros poderão se cadastrar e solicitar os motoristas pelo aplicativo disponível para Android e IOS.


O Mike vai disponibilizar descontos de 9,5% por corrida, durante os cinco primeiros dias da operação, através de um cupom que será divulgado no dia lançamento.


No mesmo dia, a CMGB também está organizando uma carreata, para convocar outros motoristas cooperados.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page