top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Conheça a metodologia que o Google utiliza para inovar

Atualizado: 29 de jun. de 2021

A gigante que está à frente de plataformas digitais e tecnologias que impactam o mundo todo, utiliza uma metodologia muito simples para continuar inovando.


Conheça a metodologia que o Google utiliza para inovar
Conheça a metodologia que o Google utiliza para inovar (Imagem: Canva)

Com uma cultura alinhada e voltada para um modelo de trabalho moderno, aonde o principal foco é a liberdade criativa, a gigante, dona de produtos como o YouTube, Adsense e Chrome, ferramentas que são líderes no seguimento de atuação, costuma incluir no dia a dia dos seus colaboradores que “não produzam” durante um período de tempo.


A metodologia consiste no termo 80/20. Significa que 80% do tempo dedicado ao expediente, os funcionários executam as tarefas que são demandadas e que garantem o funcionamento de seus principais produtos. Nos outros 20% ‘não precisam fazer nada’. Mas é neste ‘nada’ que a inovação acontece. A empresa estimula, durante esse período, que os funcionários se dediquem em pesquisas, que se envolvam em projetos particulares e que, principalmente, conheçam outros projetos que a empresa está criando, que geralmente não fazem parte da sua jornada de trabalho.



Steve Blank, professor adjunto na Universidade de Stanford, é o criador desta metodologia, que faz parte da cultura do Google. Ele defende que, nesse processo, as ideias são capazes de circular mais livremente, sendo um dos principais benefícios.


Ao mesmo tempo que o Google trabalha em seus principais projetos, a metodologia permite que continue criando novas ideias. O principal case de sucesso que nasceu a partir dessa cultura, é o Gmail, maior provedor de e-mail utilizado no mundo.


Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page