top of page
Belem-negocios-connection.gif

Congresso em Belém vai Discutir Novas Tecnologias do Mercado do Petróleo e Gás

11º PDPetro – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás será realizado na UFPA



O Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás - PDPetro é um encontro bienal, que ocorre em parceria entre a Associação Brasileira de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ABPG) e Instituições de Ensino Superior - IES. Em sua 11ª edição, o evento terá, pela primeira vez, a Universidade Federal do Pará (UFPA) como sede, de 10 a 12 de novembro de 2022.


O objetivo é reunir pesquisadores, estudantes e profissionais da indústria de petróleo, gás e biocombustíveis para discutir os avanços científicos e tecnológicos, assim como temas ligados à integração academia-indústria no Brasil e, dessa forma, contribuir para o crescimento técnico-científico nacional.



O congresso será constituído de palestras, mesas-redondas e minicursos com nomes de destaque na cadeia do petróleo e gás. No momento, está sendo aceita a submissão de trabalhos completos, nas modalidades apresentação oral e pôster, nas diferentes áreas de estudo, como exploração e avaliação; perfuração; completação e intervenção; produção e escoamento; reservatório; refino, tecnologias do gás natural, petroquímica e biocombustíveis; transporte e distribuição; meio ambiente, saúde, segurança e sustentabilidade; direito, economia, gestão, qualidade e regulação; construção e integridade de estruturas; e novas fontes de energia. Parte dos trabalhos será selecionada pela comissão e os autores convidados a publicar seus trabalhos na revista Brazilian Journal of Petroleum and Gas.


Veja também:


Tradição - Em 10 edições, o evento contou com mais de 4000 trabalhos científicos e 7000 participantes. Em sua 11ª edição, a UFPA é a responsável por levar à frente essa tradição e trazer, pela primeira vez, o evento para a Região Norte.

O tema do 11º PDPetro será “O Papel da Indústria do Petróleo na Transição energética” e ocorrerá no Hotel Princesa Louçã, de 10 a 12 de novembro de 2022. A organização do evento é liderada pelos professores Pedro Aum, Cláudio Lucas e Danielo Nobre, da UFPA - Campus de Salinópolis.


Alguns dos pesquisadores já confirmados são: Alfredo Renault - superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da ANP; Marcelo Castro - diretor do Centro de Estudos de Petróleo/Cepetro; Nathaly Archilha - pesquisadora líder na Linha Mogno do Laboratório Nacional de luz Sincrotron; Tito Bonagamba – coordenador do InovaUSP/Completo São Carlos.


Programação e palestrantes confirmados

  • Alfredo Renault Portal ABPG

  • ANP - Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

  • Allan Kardec Duailibe Barros Filho Portal ABPG

  • UFMA - Professor Titular na Universidade Federal do Maranhão

  • Marcelo Souza de Castro Portal ABPG

  • FEM/UNICAMP – Diretor do Centro de Estudos de Petróleo/CEPETRO

  • Nathaly Lopes Archilha Portal ABPG

  • LNLS/CNPEM - Pesquisadora Líder no grupo Mogno da Divisão de Matéria Heterogênea e Hierárquica

  • Tito José Bonagamba Portal ABPG

  • IFSC/USP – Coordenador do InovaUSP/Complexo São Carlos


Serviço:


Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás - PDPetro

Submissão dos resumos: até 7 de agosto

Aceite dos Resumos: até 14 de agosto

Submissão dos Trabalhos Completos: até 4 de setembro

Parecer Final: até 19 de setembro

Inscrição para os autores: até 1º de outubro 2022

(Garantia de Publicação nos Anais do Evento)


Inscrição/submissão aqui.

Mais informações sobre, na página do evento.

Texto: Divulgação 11º PDPetro

 

Quer receber mais notícias como essa? Faça parte do nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil do Instagram. Junte-se a nós. Leia conteúdos exclusivos e acesse ferramentas premium. Assine o Belém Negócios. Planos a partir de R$9,90/mês.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page