Evento aconteceu dias 23 e 24 de outubro na Estação das Docas e reuniu mais de três mil visitantes
A Exposição Negócios Sustentáveis da Amazônia - NSA, ocorreu nesta quarta e quinta-feira na Estação das Docas, em Belém. O evento promovido pela plataforma Belém Negócios em parceria com a influenciadora e publicitária Dina Carmona, teve como objetivo reunir empresários, executivos, investidores e especialistas para discutir a sustentabilidade nas empresas.
A NSA contou com o apoio e patrocínio de grandes empresas da região. A Xerfan Advocacia S/S foi a patrocinadora do evento e disponibilizou o Espaço Green, um ambiente vip que contou com a presença de empresários da região, além dos palestrantes do evento. O ambiente proporcionou grandes trocas de experiências e fechamento de negócios.
"Esse evento veio justamente para movimentar um pouquinho mais as empresas que estão ligadas e realmente sintonizadas com a sustentabilidade. É muito importante poque isso faz sentido para a empresa, para o cliente e até para o colaborador. Para nós da Xerfan Advocacia, que estamos fazendo 25 anos neste ano, é mais um evento que faz sentido, já que também temos essa pegada de sustentabilidade. Nossa energia elétrica é totalmente sustentável a partir da energia solar, temos aproveitamento de água pluvial e carregadores para carros elétricos. Tudo isso não é apenas para a gente, é para a cidade, para o cliente e é o sentido para a COP-30", comentou Roberto Xerfan.
A Casa Dakini também foi uma das empresas apoiadoras do evento, com um espaço especial idealizado para levar conforto e sofisticação aos participantes, expositores e convidados da NSA.
A organização do evento foi feita pela Raízo Estratégias. A fundadora da empresa, Letícia Ramos esteve durante todo o evento auxiliando os participantes e expositores e possibilitou a entrega de mais uma exposição da melhor forma possível.
Conexões e Networking
Durante a programação do evento, diversos painéis, mesas redondas e palestras foram realizados. Uma das apresentações foi realizada pelo publicitário e fundador da plataforma Belém Negócios, Rodrigo Souza. O empresário compartilhou conhecimentos e insights sobre o estabelecimento de conexões de valor e a realização de um networking ativo como a essência do seu negócio.
O painel foi acompanhado por membros da comunidade Belém Negócios, convidados e visitantes da NSA. Através da sua apresentação, Rodrigo levantou o questionamento de como o networking está refletindo nas relações comerciais, interpessoais e até em contratações.
Mulheres Fortes do Norte
Dina Carmona também palestrou durante a NSA com o momento mulheres fortes do Norte, onde a empresária contou um pouco da sua trajetória na comunicação, como ela iniciou na internet e o seu caminho até se consolidar como influenciadora.
O momento foi um incentivo para todas as mulheres que desejam empreender, comunicar e transformar as suas realidades. Dina também compartilhou as dificuldades do mercado digital na Amazônia e expos o motivo de todos precisarem adentrar nesse caminho para fazer a região conhecida e respeitada. A influenciadora compartilhou que "apenas você é responsável por realizar os seus sonhos. Mesmo com rede de apoio ou incentivo de outras pessoas, apenas nós mesmos sabemos o que custa para chegarmos no lugar que queremos. Por isso, nós precisamos nos unir enquanto nortistas e continuar abrindo esse caminho".
Em preparação para a COP-30
Além das apresentações do organizadores do evento, o painel de abertura da NSA foi conduzido pela assessora da vice governadora Hana Ghassan e membro do Comitê Estadual para a COP-30, Brenda Maradei.
Brenda compartilhou novidades a respeito da Conferência das Partes, que ocorrerá em Belém, além de atualizar sobre o andamento de algumas obras estruturantes promovidas pelo governo do estado. A assessora também falou sobre o legado pós COP-30 e como ele poderá contribuir para a população em geral após a passagem do evento em novembro de 2025.
Empresas Sustentáveis
Em consonância com a temática do evento ocorreu o painel "Cases Sustentáveis" que apresentou empresas que desenvolvem a sustentabilidade de forma variada em cada um dos seus negócios.
Danielly Leite, fundadora da Bio Ilha; Aldo Alves, fundador do aplicativo LeR; Gilberto Nobumasa, CEO da FortParaoil; e Paula Pinheiro, engenheira ambiental, estiveram presentes no painel e compartilharas as soluções sustentáveis que as suas empresas desenvolvem em seus ramos de atuação.
O momento foi conduzido por Rodrigo Souza e apresentou um incentivo para as demais empresas que desejam desenvolver o lado da sustentabilidade e do ESG em seus produtos e negócios.
Comunicação na Amazônia
Os jornalistas Danielle Dias e Agenor Santos também participaram de um painel na NSA. Conduzido por Rodrigo Souza, a conversa sobre comunicação na Amazônia foi um momento de aprimoramento para todos os presentes.
Os comunicadores compartilharam as suas experiências na comunicação, desde a televisão até as redes sociais e como a mudança de formato pode alterar a forma em que a empresa ou pessoa comunica o seu negócio. Os jornalistas comentaram sobre os diferenciais de fazer isso na Amazônia e a importância de comunicar de forma verdadeira, de modo que não seja necessário criar uma persona.
Danielle e Agenor também deixaram dicas sobre como perder a timidez e começar a desenvolver a sua imagem no digital e na frente das câmera.
Sustentabilidade na moda
Ainda no segundo dia de evento, o painel Cases de Sucesso trouxe personalidades da moda sustentável para compartilhar suas experiências e idealizações para esse mercado em ascensão. Marcos Neves, um dos sócios do Brechó EcoStylus e a estilista Val Valadares foram os entrevistados.
Val Valadares esteve recentemente na semana de moda de Milão com a sua coleção para a Capsula Marajoara. A estilista compartilhou a sua visão para a coleção, contou um pouco do processo criativo e de como foi para ela poder participar de um dos eventos mais importantes da moda mundial representando o norte do Brasil.
Marcos Neves comentou sobre o crescente mercado do chamado "second hand" ou "segunda mão" e como a procura por roupas de bazares e brechós tem crescido exponencialmente. O empresário falou sobre o futuro da sua empresa no ramo e os novos desafios que pretende enfrentar para desenvolver algo novo para a COP-30.
Expositores
Ao todo, sete empresas foram destaque na NSA 2024, são elas: MMS Embalagens, Frame Modular, Scarfbi, FortParaoil, Cachaça Indiazinha e Xerfan Advocacia S/S. Todas as empresas possuem soluções sustentáveis para problemáticas reais do meio empresarial.
"O evento sinceramente superou as expectativas. A gente já sabe do trabalho que está sendo feito pelo Belém Negócios, eu participei do Belém Negócios Connection em São Paulo que foi incrível também. Nós trouxemos o conceito de fortgroup par ao Pará, que são várias empresas focadas no desenvolvimento de produtos atrelados a sustentabilidade, com a Paraoil como protagonista nisso. E aqui nós tivemos a oportunidade de apresentar isso para diversos empresários da região, então foi sensacional", comentou Gilberto Nobumasa, CEO da FortParaoil.
"A surpresa foi muito melhor do que a gente esperava, superou nossas expectativas. fizemos muitos contatos, muitas trocas de cartão e muito networking. Conhecemos vários empresários e tivemos acesso a diversas oportunidades. Estão tem sido muito bom", falou o fundador da Scarfbi, André Figueiredo.
Segundo dados da organização, passaram pelo evento cerca de 3 mil pessoas em dois dias. Dessa forma, os expositores tiveram a oportunidade de conhecer outras empresas, trocar experiências e principalmente fazer novos negócios. Executivos, investidores, especialistas e influenciadores estiveram na NSA 2024 e compartilharam as expectativas para a próxima edição.
Comentarios