top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Confira 5 tendências para o RH em 2024

A pesquisa desenvolvida pela plataforma Gartner em 2023, mostra que as tendências para o RH em 2024 vão desde desenvolvimento de gestores e resolução de conflitos até a implementação segura da Inteligência Artificial


Foto: Augusto Miranda/Ag. Pará

À medida que problemas não relacionados ao RH começam a forçar os líderes a agirem além de seus cargos tradicionais, a função precisa incluir prioridades diferentes e desenvolver um novo escopo de responsabilidades. O “desenvolvimento de líderes e gestores” está no topo da lista de prioridades para líderes de RH em 2024, de acordo com a Pesquisa anual de prioridades de RH da Gartner. Também estão no radar de tendências de RH: cultura organizacional, tecnologia de RH, gestão de mudanças e de carreira e mobilidade interna.


1 - Desenvolvimento de líderes e gestores

Os gestores estão enfrentando dificuldades. Mais de 3/4 dos funcionários atribuíram maior importância ao suporte do gestor, enquanto os gestores lidam com 51% mais responsabilidades do que conseguem suportar. O trabalho não é mais gerenciável.


Um total de 76% dos líderes de RH afirma que seus gestores estão sobrecarregados com o aumento das responsabilidades do cargo. E 73% dizem que seus líderes e gestores não estão equipados para liderar mudanças


Em vez de investir em programas tradicionais de desenvolvimento de gestores, promova a evolução do próprio cargo: redefina expectativas, reconstrua a estrutura de gestores, renove seus hábitos e remova os obstáculos ao processo.


2 - Cultura Organizacional

Menor interação presencial, menos tempo no escritório e redução dos ecossistemas dos funcionários abalaram a experiência tradicional e criaram um desafio para o RH.

 

Entre os líderes de RH, 41% dizem que a conexão dos funcionários com a cultura é comprometida pelo trabalho híbrido. Para a cultura ter sucesso em um mundo híbrido, os líderes precisam trabalhar intencionalmente para alinhar e conectar os funcionários, equipando as equipes para criar microculturas vibrantes e saudáveis.


3 - Tecnologia de RH

Entre as prioridades e tendências de RH, há um entusiasmo em torno da inteligência artificial (IA) e da IA generativa, além de conversas sobre produtividade e a necessidade de uma IA responsável. Porém, a maioria das funções de RH não está preparada para implementar com eficácia as iniciativas relacionadas a IA.


As organizações e os líderes de RH precisam de um modelo de análise para avaliar qual tecnologia de RH adotar e fazer as perguntas essenciais sobre governança, prontidão da força de trabalho, riscos e ética.


4- Gestão de mudanças

O volume e o ritmo das mudanças são cansativos para os funcionários. As mudanças são contínuas e estão se acumulando, o que prejudica o bem-estar dos funcionários e pode causar impactos negativos nos resultados. Na verdade, apenas cerca de 50% dos funcionários confiam em suas organizações.


As organizações devem planejar com antecedência os riscos de fadiga da mudança e integrar sua gestão ao seu plano para impulsionar a transformação de RH bem-sucedida.


5 - Gestão de carreira e mobilidade interna

Os mapas de carreiras tradicionais não atendem mais aos requisitos de negócios, ou às expectativas dos funcionários e os deixam incertos sobre como avançar em suas carreiras. Entre os líderes de RH, 86% acreditam que as trajetórias de carreiras em suas organizações não são claras para muitos funcionários.


Em vez disso, elabore trajetórias de carreiras alinhadas às necessidades dos negócios com metas mais amplas, interesses e habilidades dos funcionários.



Leia Mais:

Comentarios


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page