top of page

Como usar a linguagem corporal para vender mais

Foto do escritor: Rodrigo SouzaRodrigo Souza

Atualizado: 29 de jun. de 2021

O corpo também sabe vender. Você precisa saber como se comportar gestualmente na hora de influenciar pessoas

Como usar a linguagem corporal para vender mais
Como usar a linguagem corporal para vender mais (Imagem: Internet)

Eduardo Saldanha, primeiro sinergólogo português, especialista em mindset e comunicação, publicou um artigo no site Empreendedor, na qual aborda a linguagem corporal relacionada a confiança e a habilidade de vender mais.


Eduardo afirma que a confiança está altamente ligada ao poder de convencimento. As pessoas que são mais confiantes tendem a vender mais, tem mais sucesso nas conquistas amorosas, são mais carismáticas nas relações sociais.



Mas como o corpo se comporta quando alguém possui um alto nível de confiança? E, ao contrário, como alguém se comunica gestualmente quando a confiança está baixa?


Através do comportamento corporal, em determinadas ocasiões, como reuniões e atendimentos, é possível analisar quem está mais propício para vender e quem somente está sendo ‘comedido’.


“Quanto maior a área que o corpo ocupa no espaço, maior a confiança. Quem tem mais confiança tem mais crédito no grupo e na sociedade”, destacou Eduardo no artigo.


Longe de ser sinónimo de eficiência, a confiança tem a vantagem de sinalizar ausência de medo, e isso é muito interessante. Afinal, se um indivíduo não tem medo, automaticamente está mais a vontade para se expressar.


Do ponto de vista da Sinergologia, a confiança do indivíduo é analisada sob o conceito de Expego. Expego é uma aglutinação das palavras Expansão e Ego. Quanto maior a expansão do ego – o Expego – maior o nível de confiança do indivíduo.


Observando a confiança elevada em um indivíduo, pode-se notar como o corpo vai se comportar expressiva e igualmente de acordo. O corpo tende a ocupar mais espaço durante uma conversa em grupo. Em geral, o corpo fica mais ereto, os ombros altos, os braços gesticulam mais. O peito fica mais expandido. Os próprios pés se afastam levemente um do outro. Com isso, adquire-se a atenção dos outros - pessoas com alto nível de confiança gostam de atenção. Quem atrai atenção, tem maior capacidade de convencer e, consequentemente, vender.


Quando alguém manifesta pouca confiança, o espaço que o corpo tende a ocupar vai diminuir, como se a pessoa quisesse sumir. Ombros e troncos ficarão encolhidos, mãos e pernas permanecerão mais próximos do corpo, quase sem movimentos.


Dicas para usar a linguagem corporal e ser mais eficaz na hora de vender


1 - Mantenha o seu corpo presente


Se estiver conversando de pé, tome cuidado para não invadir o espaço do interlocutor, pois ele também precisa do seu próprio espaço. Mas mantenha-se bem à vista. O seu peito deve ficar aberto. Gesticule as suas mãos levemente, na medida que a conversa flui.


Se estiver sentado, não cruze os pés e não relaxe o seu tronco. Se puder, vire seu corpo para a direção do cliente, demonstrando assim que a sua atenção é toda dele.


2 - Olhos nos olhos


Olhar nos olhos das pessoas transmite interesse e honestidade.


Enquanto você fala e ouve, procure não se interessar por outras coisas que estejam acontecendo ao redor. Quando for a sua vez de ouvir, demonstre o máximo de interesse.


3 - Sorriso inteligente


É preciso sorrir durante uma conversa de vendas. Mas não exagere.


Ao falar sobre os pontos positivos dos seus produtos ou serviços, utilize o seu sorriso para transmitir segurança e tranquilidade. O momento certo para sorrir é sempre aquele que o cliente está ouvindo as qualidades do negócio que está prestes a fazer.


4 - Demonstre segurança no seu tom de voz


A voz é uma ferramenta essencial para todo vendedor. Saber usar o tom de voz adequado é fundamental e, muitas vezes, definitivo para o sucesso da venda.


Vendedores que têm pouco sucesso costumam falar baixo ou alto demais.


Tente encontrar o tom certo para sua voz, de forma que ela saia bem audível e agradável.


Comments


bottom of page