A engenheira ambiental e especialista, Paula Pinheiro, abordará esse e mais temas no painel "Cases Sustentáveis" na exposição NSA 2024. Veja data e horários
A exposição Negócios Sustentáveis da Amazônia - NSA, está reunindo empresas e líderes para discutir o futuro da sustentabilidade no meio corporativo. O evento, que acontece na capital paraense nos dias 23 e 24 de outubro, na Estação das Docas, coloca em evidência a crescente relevância das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) no cenário empresarial.
Em um cenário onde consumidores e investidores estão cada vez mais exigindo transparência e responsabilidade, as empresas que integram essas práticas ao seu modelo de negócios têm a oportunidade de promover impactos positivos tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente, enquanto também garantem uma maior longevidade e competitividade no mercado global.
A exposição, além de apresentar práticas sustentáveis, reforça a urgência de uma transformação que alia sustentabilidade ao crescimento econômico. Através de uma programação composta por profissionais e especialistas nas causas ambientais, a NSA será um ponto de encontro para a discussão de temas importantes para o mercado atual.
Paula Pinheiro, engenheira ambiental, pesquisadora e palestrante na área do ESG é uma das convidadas da NSA. A especialista participará do painel "Cases Sustentáveis" que tem por objetivo debater a forma como as empresas estão se adaptando às novas exigências do mercado que envolvem as questões ambientais, sociais e de governança.
A professora pesquisadora irá expor as ações que as empresas precisam ter para se destacar no mercado e ganhar visibilidade utilizando o chamado marketing verde. "Nada mais é que a divulgação das ações que as empresas fazem que elevam a sua marca para um público cada vez mais exigente do ponto de vista da sustentabilidade", explica a especialista.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Segundo a Paula, cada empresa precisa mapear quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável que as suas atividades podem alcançar. "Quem pode ajudar as empresas a desenvolverem isso é o profissional habilitado, que é o engenheiro ambiental. Ele conhece das diretrizes do desenvolvimento sustentável e consegue mapear quais são os ODS que são próprios para aquela atividade, para aquela empresa".
"Hoje o mercado consumidor está mais consciente do seu papel na escolha de produtos que não impactam o meio ambiente ou que tenham preocupação com o desmatamento da Amazônia, com a pegada do carbono. A empresa que não se adequar à esse nicho tende a perder espaço, por isso é necessário que você empresário entenda a importância de aliar seu produto ou negócio nessa linha", comenta Paula.
Por isso, é necessário fazer a divulgação das atividades sustentáveis que cada negócio desenvolve. "De posse desse mapeamento, de quais objetivos de desenvolvimento sustentável essa empresa pode exercer e executar, é que ele vai conseguir fazer essa divulgação das atividades. A exemplo do uso de energia solar, o reaproveitamento de água dos ar-condicionados, o reaproveitamento de materiais recicláveis e o encaminhamento de materiais recicláveis para a coleta seletiva", detalha a especialista.
Marketing Verde - Cases Sustentáveis
O marketing verde é gerado a partir da divulgação dessas atividades realizadas pelas empresas, sejam de forma interna ou externa e geram resultados positivos para os negócios. "O escritório da Xerfan Advocacia S/S, por exemplo, utiliza painéis solares no seu teto, então é um objetivo de desenvolvimento sustentável sendo atingido, construções sustentáveis".
"Eles tem abastecimento de energia para carro por elétricos. É um outro ODS, que é a diminuição do consumo de combustíveis fósseis, diminuição da poluição. Então essas ações precisam ser divulgadas. Isso é o marketing verde, isso é o marketing positivo", explica Paula Pinheiro.
A especialista estará presente na NSA deste ano participando do painel "Cases Sustentáveis", que ocorrerá na quarta-feira, dia 23, a partir das 17h.
Confira a programação completa aqui: www.belemnegocios.com/nsa
Comentários