top of page

Como Lançar um Produto Digital do Zero

CMO de uma plataforma completa de vendas de cursos revela os segredos de um lançamento de sucesso



Um lançamento, seja ele de um produto, serviço ou experiência, deve conter certas diretrizes para que as chances de sucesso sejam maiores. Em tempos de tanta competitividade e assuntos em evidência, como tecnologia e marketing, ter uma estratégia definida é vital para ser bem sucedido.


O mercado de produtos digitais ganhou força com a necessidade e vontade das pessoas estudarem por conta própria a partir de qualquer lugar, utilizando dispositivos móveis, computadores e outras plataformas. Apenas no primeiro semestre de 2020, o setor teve uma alta na procura de 200%, segundo o Sebrae.


Com um maior número de pessoas interessadas em consumir conteúdos no digital, novos infoprodutores ganharam notoriedade no cenário nacional. Porém, é importante que se diga, ainda existe espaço para mais pessoas iniciarem carreiras no setor.


Abaixo, confira dicas e respostas para consolidar o sucesso de um produto digital:


É possível começar do zero?


Antes de pensar em lançar um produto digital, é necessário criar sua própria audiência, a partir das redes sociais ou contatos por Whatsapp e outras comunidades, formando uma base de interessados e, a partir disso, decidir qual plataforma realizará a venda do infoproduto.


No Greenn, por exemplo, a criação, cadastro e hospedagem do curso são gratuitos e apenas após a primeira venda consolidada é cobrado uma pequena taxa pelo uso da plataforma.


Entenda seu formato


Entender o formato desejado para a produção de produtos digitais é essencial. Hoje, existem duas vertentes principais dentro do mercado de infoprodutos, pessoas que possuem conhecimento e habilidade para compartilhar informações e indivíduos que transformam o conhecimento em um produto tangível, que pode ser vendido de forma escalável na internet.


Por isso, entender o formato desejado é parte vital para o sucesso, como forma de definir estratégias para redes sociais e plataformas de produtos digitais.


Plataformas e estratégias


Definir plataformas e estratégias é outro ponto crucial para o relacionamento de um produto digital com seu público-alvo. Antes de qualquer movimentação, é necessário criar uma oferta para lançar ao mercado, uma das estratégias mais utilizadas e assertivas atualmente nesta questão é a construção de anúncios na Meta (Facebook), direcionando interessados para grupos do Whatsapp, oferecendo uma experimentação do projeto para posteriormente divulgar um plano completo em uma plataforma de infoprodutos. Essa opção é apenas uma das muitas concepções de estratégias possíveis para o lançamento de um produto digital.


Pontos essenciais para criar e lançar produtos digitais


A partir da validação do produto, ou seja das vendas realizadas e do interesse das pessoas em adquirir o produto, os infoprodutores podem começar a produção das aulas ao vivo, a partir de reuniões ou gravações do conteúdo e assim finalmente criar o produto digital, que basicamente é como escrever um livro, com definição de tópicos e conjunto de informações pertinentes a cada módulo criado pelo infoprodutor.


Pilares fundamentais para continuidade do projeto


Existem três pilares fundamentais para que um produto digital tenha sucesso e continuidade, são eles: tráfego, oferta e produto. Basicamente, o tráfego é a ferramenta que atrai pessoas interessadas na oferta para adquirir o produto. Para isso, muitos fatores são utilizados, redes sociais como Instagram, Tik Tok e Facebook, e-mail marketing, divulgação em WhatsApp, Telegram, blogs e parcerias com outros produtores.


Na oferta, é importante ter uma ferramenta de construção de página para hospedar informações sobre seu produto digital e para o produto, é necessário uma plataforma de estrutura de vendas, como o Greenn, que oferece diversas funcionalidades para os infoprodutores, além de suporte personalizado.


Sobre O Greenn


Fundado em 2021, o Greenn é uma plataforma completa de vendas de cursos com pagamentos (cartões, dois cartões, pix e boleto), assinatura, coprodução, afiliação, integrações, order-bump, upsell, webhooks e muito mais. Para saber mais, acesse: www.greenn.com.br.

 

Conheça a "Comunidade Belém Negócios". Faça networking e desenvolva novas habilidades. Siga o nosso perfil no Instagram.

bottom of page