A maneira mais inteligente de se tornar sócio de um negócio com raízes democráticas e transparentes. Descubra as diversas vantagens de fazer parte ou de criar uma cooperativa
Uma cooperativa é uma associação de pessoas que se organiza em prol de um interesse em comum, na prática de uma atividade econômica, porém sem fins lucrativos. Criada de forma democrática e contando com a participação livre dos interessados, a cooperativa deve respeitar seus respectivos direitos e observar seus deveres com a organização.
Todo cooperado incorporado a uma cooperativa adquire direitos e deveres, passando a ter uma determinada relação de sociedade com o grupo envolvido.
Segundo o site Dome, especializado em consultoria empresarial, um sistema cooperativista tem por objetivo a obtenção de uma vantagem econômica a partir da eliminação ou redução de intermediários no processo produtivo. O sistema cooperativista busca o relacionamento direto entre a sociedade e o consumidor ou produtor cooperado.
As vantagens de se aliar ou criar uma cooperativa são várias. Destacamos a seguir os 7 principais benefícios de se tornar um cooperado:
1. Tenha mais força para lutar pelos seus interesses
Em uma cooperativa, é possível ganhar mais força em prol de objetivos comuns. Além disso, pode-se aumentar o seu networking, conhecer mais sobre o mercado de atuação e solucionar problemas em grupo.
2. Você é um dos donos do negócio
Em uma cooperativa, você não é apenas um "acionista". Você participa de todas as decisões. Da política operacional à gestão. Todo e qualquer produto e serviço que surgir a partir da cooperativa, você poderá usufruir como associado.
3. Gestão transparente
A gestão do negócio é democrática e transparente. As cooperativas realizam assembleias gerais para discutir os principais temas. Todo sócio tem acesso aos balanços financeiros e administrativo em geral.
4. Cada sócio tem o mesmo poder de voto
Em uma cooperativa, todos os associados tem o mesmo poder de voto. Cada cooperado/sócio representa um voto. As principais decisões são tomadas levando em consideração a opinião da maioria.
5. Taxas menores, vantagens maiores
Enquanto o capitalismo busca o lucro individual, o cooperativismo busca vantagens comuns para todo grupo. O risco também é menor, pois o investimento é dividido por mais pessoas.
6. Você recebe uma parte dos resultados
Como uma cooperativa não busca necessariamente lucros, quando há sobras, elas são repartidas entre todos os associados, conforme a participação de cada um nas atividades da instituição.
7. A comunidade também ganha
De acordo com o princípio do interesse pela comunidade, um dos sete princípios do cooperativismo, as cooperativas têm um compromisso com o desenvolvimento de sua região. Serviços e produtos criados a partir das cooperativas podem facilitar a competitividade e, consequente, movimentar o setor de atuação.
Como funciona na prática o cooperativismo no Brasil
O sistema cooperativista é bastante consolidado no Brasil e possui alguns traços característicos, dos quais podemos destacar:
É uma sociedade de pessoas;
Seu objeto principal é a manutenção e comercialização da produção dos cooperados;
Em alguns casos, pode-se ter um número limitado de cooperados;
Os controles e decisões são tomados de forma democrática e cada pessoa terá apenas um voto;
Nas reuniões de assembleia, o quórum será sempre baseado no número de cooperados;
A transferência de quotas-parte para terceiros, estranhos à sociedade, não é permitida, mesmo que seja por herança;
Não está sujeita à falência;
É constituída por intermédio de assembleia ou por um instrumento público;
Tem seus atos constitutivos arquivados na Junta Comercial;
Quando se tratar de uma cooperativa que exerce atividade bancária, ela deve ostentar a palavra “cooperativa”, sendo vedada a utilização do termo “banco”.
Tem total neutralidade política, religiosa, social e racial;
Indivisibilidade do seu fundo de reserva, ainda que ocorra a dissolução da sociedade.
Descubra as facilidades de gestão, tributária e de crédito de uma cooperativa
Ainda no site Dome, em um artigo detalhado, você poderá descobrir outras vantagens desse modelo de negócio, como a obtenção facilitada de crédito, saber mais sobre a gestão financeira e tributária, e ainda terá acesso a especialistas no ramo.
É muito importante também buscar informações sobre como funcionam as leis que protegem o cooperativismo.
A Constituição Federal, no seu Artigo 5° — dispositivo que institui os direitos e deveres individuais e coletivos — especialmente no Inciso XVIII, estabelece a possibilidade da criação de cooperativa, independentemente de autorização, vedando qualquer intervenção estatal em seu funcionamento.
Grandes empresas brasileiras que atuam através do cooperativismo
Sicredi
O Sistema de Crédito Cooperativo é um sistema de cooperativas de crédito brasileira, representada com mais de 2.000 agências, distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal.
A empresa registrou um crescimento de 36,1% em 2016 e teve um recorde de resultado líquido na casa de R$1,96 bilhões.
Frimesa
A cooperativa Frimesa nasceu da união de seis mil agricultores de quatro cooperativas do Paraná. Atualmente é a quarta maior produtora de carne suína do Brasil e emprega mais de sete mil colaboradores.
Aurora Alimentos
A Cooperativa Central Aurora Alimentos tem sua logomarca estampada no uniforme da Associação Chapecoense de Futebol, clube da primeira divisão do futebol brasileiro. A estratégia foi colocar em evidência a cidade de Chapecó (SC), onde fica a sede da empresa.
A Belém Negócios é a maior comunidade empreendedora da região metropolitana de Belém.
Nossa missão é fomentar o empreendedorismo na cidade. Aqui, você conhece novos negócios e tecnologias, acompanha novidades sobre marcas, produtos e serviços, entende mais sobre marketing digital, publicidade, gestão e outros temas relacionados à empreendedorismo.
Faça parte da nossa comunidade:
Comentários