Com a proximidade do maior evento mundial para a discussão do clima e das mudanças climáticas, a COP-30, é necessário que as empresas acompanhem as novas tendências entre os negócios globais
A COP é o maior evento mundial para a discussão do clima e das mudanças climáticas promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2025, a 30ª edição da Conferência ocorrerá em Belém.
A escolha da capital paraense para sediar um evento tão grande reflete a necessidade de discutir temáticas importantes a respeito de sustentabilidade, inovação e preservação ambiental em uma cidade amazônica, com empresas que atuam na região e utilizam insumos amazônicos. Além de apontar para as novas tendências entre os negócios globais e como a consciência a respeito das pautas ambientais fará diferença em um mercado global competitivo.
Como as empresas estão se preparando
Para acompanhar as transformações mercadológicas que a COP-30 está trazendo, as empresas passaram a desenvolver projetos comerciais e estratégicos que possam evoluir junto com as discussões que a Conferência proporciona. A exemplo disso, a Bredi, fábrica de software especializada em desenvolvimento web e aplicativos móveis, está auxiliando outras empresas no desenvolvimento de ferramentas que comuniquem com os objetivos da COP-30.
"A COP-30 já está contribuindo significativamente para o nosso crescimento. Estamos atualmente desenvolvendo quatro projetos específicos voltados para este evento. Empresas da região nos contrataram para criar soluções alinhadas com a COP-30 e estamos em negociações com outras empresas para desenvolver produtos adicionais para este grande evento", afirmou Erick Almeida, sócio da Bredi e membro da Comunidade Belém Negócios.
Com 20 anos de atuação no mercado paraense, a Bredi já atendeu mais de 500 clientes de diferentes portes, em diversos estados do Brasil e no exterior. A empresa, que oferece um serviço personalizado e dedicado para cada cliente, tem como diferencial a utilização de tecnologia avançada, a atenção aos detalhes e o estudo profundo das demandas que a COP-30 traz para o estado.
"Estamos nos preparando intensivamente para a COP-30, dedicando-nos a entender a fundo suas necessidades e como podemos oferecer soluções e produtos relevantes. Empresários com ideias para a COP-30 podem nos procurar, pois ainda há tempo para desenvolver grandes projetos. Oferecemos desde plataformas web com serviços integrados até aplicativos personalizados, sempre com foco nas necessidades específicas do evento. Nosso grande diferencial está na tecnologia avançada que utilizamos, no suporte contínuo que oferecemos e no acompanhamento em todas as etapas do desenvolvimento do produto", comenta o empresário.
Além de soluções tecnológicas para grandes projetos, as discussões da Conferência do Clima também pedem o a junção da inovação com soluções ambientais práticas que possam auxiliar as empresas do mundo todo a diminuir os impactos ambientais. A UPbio Soluções Ambientais, é uma empresa paraense que atua há mais de 5 anos em grande parte do Brasil, desenvolvendo serviços de consultoria ambiental no licenciamento de obras e empreendimentos, além de realizar monitoramentos ambientais.
Hilário Vasconcelos, diretor executivo da UPbio, acredita que a COP-30 coloca em debate temas importantes para as empresas da Amazônia, criando uma oportunidade de protagonismo e autoridade no mercado. "A Amazônia está no foco das discussões sobre sustentabilidade hoje no mundo e nós estamos aqui, somos os atores principais disso. Eu acredito que a COP nos possibilita provar que as empresas da Amazônia, empresas locais, empresas paraenses, tem total capacidade de enfrentar demandas e desafios na parte ambiental. Porque nós entendemos a complexidade da Amazônia, a composição das comunidades ribeirinhas e como que essa bioeconomia pode de fato modificar a realidade local, respeitando a tradicionalidade dessas comunidades".
Em preparação para a COP, a UPbio está investindo na capacitação de seus funcionários e no desenvolvimento de novas frentes de trabalho. Além disso, segundo Hilário, a empresa também está articulando com órgãos competentes para se tornar um ponto de apoio e referência no que diz respeito as práticas ambientais. "Estamos nos articulando para ser um suporte para esses órgãos. Sabemos que a COP é um evento que discute políticas públicas, mas a estamos aqui a disposição para servir como apoio técnico e linha de frente daquela empresa que vai até o campo e resolve as coisas. Então a gente está se preparando assim, com treinamentos e articulação".
Reunindo empresas do Pará em São Paulo
A plataforma Belém Negócios também está em preparo para a Conferência do Clima, através de iniciativas como a Exposição Negócios Sustentáveis da Amazônia, a Oficina de Negócios - Jornadas Sustentáveis e o Belém Negócios Connection.
Visando expandir o mercado paraense para outros estados e atrair o olhar de novas empresas, franquias e investidores para a capital paraense, a plataforma lançou o Belém Negócios Connection. Uma iniciativa que ocorrerá em diversas capitais do Brasil, começando por São Paulo, o maior centro econômico da América Latina. Em um dia com palestras, rodadas de negócios, pitches empresariais e muitas oportunidades de parcerias, a plataforma irá apresentar o mercado paraense e as oportunidade que a COP-30 traz para a capital.
Representada por Erick Almeida, a Bredi estará presente no encontro que ocorrerá em São Paulo, no dia 27 de setembro. O momento é propício para a empresa de Erick que está abrindo o primeiro escritório da marca na capital paulista. "O Belém Negócios Connection se alinha perfeitamente com o nosso planejamento para 2024, especialmente com a abertura do nosso escritório em São Paulo. Este evento será uma excelente oportunidade para demonstrarmos ao mercado do Sudeste o potencial e a qualidade do nosso trabalho no Norte do país. Estamos prontos para mostrar que temos capacidade de atender de forma excelente em todo o mercado de software, consolidando nossa presença e expandindo nossas oportunidades de negócio", comenta o empresário.
Com 20 empresas paraenses e 20 empresas de São Paulo, o encontro será o momento ideal para desenvolver novas conexões e possíveis parcerias. Hilário Vasconcelos, diretor executivo da UPbio, considera o evento uma oportunidade para apresentar a cartela de serviços da empresa. "Bem, com certeza, o evento que vai acontecer em São Paulo vai ser de fundamental importância para o nosso crescimento e desenvolvimento também. Lá teremos a oportunidade de apresentar todo o nosso portfólio de serviços e mais uma vez mostrar que Belém, que o Pará e a Amazônia possui empresas capacitadas para poder atender essas demandas específicas".
O encontro ocorrerá no Club Coworking, na Avenida Paulista, das 9h às 19h, no dia 27 de setembro. Para saber mais clique aqui.
Commenti