top of page

Colecionador Expõe Obras De 58 Grandes Nomes Da Arte Paraense

De 4 a 31 de dezembro, nas galerias Benedito Nunes e Theodoro Braga, em Belém


Exposição Destaca Obras De 55 Grandes Nomes Da Arte Paraense
Eduardo Vasconcelos

Na próxima sexta-feira (3), a revista Design.com e o colecionador de arte paraense Eduardo Vasconcelos lançam em Belém a exposição “Afetos Múltiplos”, com 75 trabalhos de 58 grandes artistas plásticos paraenses. O vernissage será às 19h, nas galerias Benedito Nunes e Theodoro Braga, localizadas na Fundação Cultural do Pará. Evento faz parte das comemorações dos 4 anos da revista.


O vernissage reunirá colecionadores de arte paraense, arquitetos, designers, empresários locais, artistas, imprensa e influenciadores da cidade. A exposição ficará aberta ao público com visitação gratuita de 4 a 31 de dezembro, no horário das 9h às 17h, de segunda a sexta.


Com a curadoria de Vânia Leal, exposição é um recorte do acervo do colecionador de arte paraense Eduardo Vasconcelos. Ele reúne mais de 500 obras entre pinturas, esculturas, fotografias, desenhos e objetos. No dia do vernissage ocorrerá o lançamento do catálogo da exposição e também uma linha do tempo dos 4 anos da revistadesign.com.


Entre os artistas estão nomes como Berna Reale, Elieni Tenório, Dina de Oliveira, PP Conduru, Walda Marques, Nina Matos, Drika Chagas, Emanuel Franco, Jocatos, Guy Veloso, Elza Lima, Paula Sampaio, Daniele Fonseca, Evna Moura, Zoca, Armando Sobral, Rosângela Britto, Alexandre Sequeira, Jorge Eiró, Luciano Oliveira, Elaine Arruda, Flavya Mutran, Valdir Sarubbi, Miguel Chikaoka, Igor Felipe, Osmar Pinheiro, Cristina Machado, Mistral, Antar Rohit, Sérgio Neiva, Simões, Erinaldo Cirino, Alberto Nicolau, entre outros.


“Eu costumo dizer que essa exposição é um presente à cidade, pois estamos tornando público um acervo privado totalmente precioso”, destaca Luiz Cláudio Fernandes, o diretor da revista.


Para a curadora, trazer um recorte dessa coleção é um ato de liberdade pela arte. “É, entretanto, a essência da arte e do artista, desde a modernidade do século 19, que tem a premissa de conseguir e assegurar a liberdade em relação à arte. Ressalto aqui como ponto de atenção: é o que deveria buscar o observador da arte, o amante da arte, como comumente se diz”, diz Vânia.


A coleção de Eduardo


O Colecionador Eduardo Vasconcelos explica que a sua coleção de arte paraense surgiu de forma espontânea, sem qualquer pretensão. A partir da aquisição da primeira obra e do contato com artistas e galeristas, outras foram sendo adicionadas.


“Quando começaram a faltar paredes para expor e, mesmo assim, a busca por novas obras não cessou, percebi que havia algo mais forte que impulsionava todo esse processo”, explica ele.


Surgiram convites para participar de encontros, lives e pesquisas

sobre arte e colecionismo e, assim, ele acabou sendo denominado como

colecionador.


Monitores


Os visitantes da exposição serão orientados por monitores, que são alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unifamaz. A iniciativa também tem apoio do Restô do Porto e do Ver-o-Pezinho e é patrocinada pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), Maxcolor, Studio Tintas, Casa Brasileira, Grupo Paraense de Decoração, Trilho Suisso, Montenegro Stone e Hong Decor.


A revista


A revistadesign.com tem o objetivo de levar conteúdo específico, para um público

específico: para aqueles que se interessam por arquitetura, design, arte, moda,

gastronomia, viagem e cultura em geral. Essas áreas se co-relacionam, portanto as edições buscam fazer um diálogo entre elas. A revista circula em todo o estado. É vendida nas bancas e distribuída gratuitamente em pontos de distribuição. A edição impressa é trimestral e a digital tem conteúdo novo todo dia. O periódico completou 4 anos em setembro deste ano. Para comemorar a data foi realizado um grande show no Theatro da Paz com Gigi Furtado cantando muito jazz e bossa. Na ocasião, que reuniu 650 convidados, foi lançada a edição comemorativa de 4 anos. O evento teve o apoio do Theatro da Paz e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).



Serviço:


Exposição Afetos Múltiplos.


Galerias Benedito Nunes e Theodoro Braga, na Fundação Cultural do Pará (Av Rui

Barbosa, esquina com Av Conselheiro Furtado).

Vernissage: 3 de dezembro, às 19h.

Visitação aberta ao público com entrada franca: 4 a 31 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Instagram: @design.comrevista / @colecaoeduardovasconcelos

Assessoria de imprensa: Luiz Cláudio Fernandes (91) 98198-3032.

bottom of page