top of page
Belem-negocios-connection.gif

Cidades vs. apps de entrega: Por que todos estão processando uns aos outros

Uma série de processos judiciais está levando aplicativos de entrega, restaurantes e cidades americanas a um colapso onde ninguém quer torcer o braço. Entenda.


DoorDash, Caviar, Grubhub, Seamless, Postmates, e Uber Eats geralmente são concorrentes, mas eles são amigos quando se trata de processar NYC sobre uma lei destinada a ajudar os restaurantes.


A história de fundo:


Em maio de 2020, a Câmara Municipal de Nova York aprovou várias medidas para ajudar os restaurantes que lutam em meio à pandemia.


Entre eles estava um limite temporário nas taxas de aplicativos de terceiros.


A nova regra:


Os aplicativos não poderiam cobrar mais de 15% em pedidos de entrega e não mais de 5% em marketing ou outras taxas.


Os infratores podem enfrentar até US$ 1 mil em multas por dia, por restaurante.


Como os restaurantes reclamavam que as taxas de 30% eram demais em um momento em que os clientes estavam apenas recebendo comida ou entrega, cidades como Los Angeles, Washington D.C. e Filadélfia aprovaram medidas semelhantes.


Mas em agosto, NYC votou para tornar seu limite permanente


Os aplicativos argumentam que o limite é "inconstitucional", enquanto o Grubhub afirma que só fez 1% do total de vendas de alimentos como lucro antes do limite e 0% agora.


A Prefeitura diz que a lei protege os restaurantes contra práticas "predatórias".


Mas espere, há mais:


Grubhub e DoorDash também estão processando São Francisco por sua decisão de tornar permanente um limite de entrega de 15%.


Em contrapartida, a cidade de Chicago está processando o Grubhub e o DoorDash, acusando as plataformas de enganar clientes, motoristas e restaurantes.


No ano passado, o DoorDash concordou em pagar US$ 2,5 milhões para resolver um processo da DC, alegando que enganou os clientes sobre o quanto de suas gorjetas foram para os motoristas.


Então, o que um restaurante pode fazer? Especialistas dizem que a melhor maneira de apoiar seus favoritos locais é pedir diretamente deles. Simples.

Comentarios


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page