top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Cidades inteligentes: como Belém está se preparando para esta tendência mundial

Atualizado: 29 de jun. de 2021


Cidades inteligentes: como Belém está se preparando para esta tendência mundial
Cidades inteligentes: como Belém está se preparando para esta tendência mundial (Imagem: Internet)

Cidades inteligentes são aquelas que otimizam a utilização dos recursos para servir melhor os cidadãos. Isso vale para a mobilidade, a energia ou para qualquer serviço necessário à vida das pessoas.


Uma Cidade Inteligente usa Tecnologias da Informação e Comunicação para: Fazer uso eficiente de estrutura física das cidades (ruas, estradas, ambiente urbano, IoT) através da Inteligência Artificial, Big Data e Análise de Dados, para, por fim, retornar benefícios no desenvolvimento econômico, social e cultural.



A Prefeitura de Belém deu início, em 24/02, a um alinhamento de projetos estruturantes de mobilidade, previstos para serem colocados em prática nos próximos quatro anos.


Uma reunião envolvendo Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB) e Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), os dois órgãos que tratam diretamente com os projetos de mobilidade na capital, e outros órgãos afins, como Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o  Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), teve por objetivo apresentar a atual fase dos projetos que integram o BRT Belém e definir alguns primeiros ajustes e adequações dentro da nova linha de gestão adotada na administração municipal.


Durante a reunião, os assessores técnicos da PMB, Francisco Damião da Silva Neto, engenheiro da Seurb, e Rebeka Alves, arquiteta da SeMOB, fizeram apresentações referentes ao projeto BRT Belém. Eles explanaram sobre as etapas já cumpridas e também as demais previstas, entre elas a etapa de urbanização do segundo e terceiro trechos da avenida Augusto Montenegro, do Tapanã até o Maracacuera, que está em fase de conclusão de licitação para início das obras, com recursos já garantidos pela Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 139 milhões de repasse e mais R$ 7 milhões de contrapartida municipal.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page