top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Cidade Paraense É Campeã De Geração De Empregos Do País, Veja Ranking

Levantamento aponta município paraense, rico em atividade mineral, como o que mais gera emprego no país


Cidade Paraense É Campeã De Geração De Empregos Do País, Veja Ranking
Imagem: Reprodução Buriti

O setor de commodities em alta expressiva, impulsionado pela mineração de ferro, está destacando cidades paraenses através da geração de emprego. Segundo levantamento feito com os 5.570 municípios brasileiros, duas cidades paraenses aparecem em primeiro lugar nos quesitos geração de emprego e quantitativos de vagas geradas.


O mapeamento foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que se norteou pelos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).


Leia também:



A apuração mostrou que Canaã dos Carajás, no sudeste paraense, que apresenta elevado potencial na indústria extrativa mineral, foi o município com maior variação de ocupações no mercado de trabalho formal durante o período - 66% - que representa mais 7.370 novas vagas de carteira assinada geradas.


Parauapebas, outra cidade mineradora, aparece entre as 20 que tiveram maiores variações na criação de vagas formais de emprego nos últimos 20 meses. É a 13º no ranking com avanço de 24% (mais 12.067 novas vagas), e a que tem o maior número de empregos gerados.


A pesquisa considerou municípios em cujo mercado local estavam empregados, em junho de 2020, pelo menos 10 mil trabalhadores formais e que apresentaram taxa de expansão do mercado de trabalho formal até fevereiro de 2022.


Municípios com maior variação positiva de ocupações no mercado de trabalho formal


  1. Canaã dos Carajás 66%, (7.370)

  2. Porto Seguro (BA), 52% (10.019)

  3. Vacaria (RS), 44% (7.164)

  4. Araruama (RJ), 39% (5.019);

  5. Ipojuca (PE), 37% (7.452).



Quer saber mais? Siga Belém Negócios no Instagram.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia