top of page
Belem-negocios-connection.gif

Cancelamento De Voos: A Primeira Crise Do Ano

Companhias cancelam mais de 200 voos por avanço de Covid-19; veja o que você precisa saber


A Primeira Crise Do Ano: O Que Você Precisa Saber Sobre Cancelamento De Voos
Imagem: Divulgação

Com o avanço dos casos de Influenza e Covid-19, o setor aéreo está apresentando uma série de problemas - esses problemas já são considerados uma crise. Os passageiros são os principais prejudicados. Em meio a uma enxurrada de dispensas médicas, as empresas não estão conseguindo atender a demanda de voos. Cancelamentos e atrasos estão acontecendo por todo o Brasil.


Centenas de voos nacionais e internacionais foram cancelados nos aeroportos brasileiros por falta de tripulação, incluindo pilotos e copilotos. A situação tem sido provocada pelo aumento das dispensas médicas no mês de janeiro, por covid-19 e influenza, informou a Agência Brasil.


A primeira companhia a anunciar voos cancelados foi a Azul, em seguida a Latam. A Gol também confirmou que houve “um aumento dos casos positivos entre colaboradores” nos últimos dias, mas disse que “nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança”, diz nota divulgada pela companhia.


Em resposta, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que fiscaliza o setor, afirmou que está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo, e que também está acompanhando as empresas para garantir o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros.


No aeroporto internacional de São Paulo, Guarulhos, ao menos cinco voos nacionais foram cancelados na manhã desta segunda (10). Em Congonhas, somente da Latam, 19 voos que estavam previsto serão remarcados.


A crise


Por se tratar de uma época em que as pessoas estão geralmente voltando de viagens de fim de ano, a crise pode significar enormes prejuízos para as empresas, sem contar os passageiros.


O Procon-SP notificou as companhias aéreas após cancelamento de voos. O órgão de defesa do consumidor questionou Azul, Gol e Latam sobre quantidade de voos cancelados, quantos passageiros foram afetados e quantos funcionários estão com Covid-19 ou influenza no momento.


Orientação


Segundo as regras da Anac, em caso de cancelamentos com menos de 72 horas de antecedência, o passageiro tem direito a reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação, sem custo, em outro voo, seja da própria companhia ou de outra empresa aérea.


Todos os direitos dos passageiros, inclusive em relação à contaminação por covid-19, podem ser encontrados na portal da Anac.


Como saber se o seu voo foi cancelado?


Voos nacionais


  1. Através de um navegador web, acesse o site de consulta de voos da Infraero;

  2. Insira, nos campos indicados, o aeroporto de embarque, o número do voo e clique em "Consultar voos". Se você não sabe o número do voo, basta apenas selecionar o aeroporto, a companhia aérea e clicar em "Consultar voos";

  3. Feito isso, localize o seu voo na lista e confira o status atual dele. Caso esteja marcado como "Previsto", quer dizer que não houve mudança no cronograma.


Voos internacionais

  1. Através de um navegador web, acesse o rastreador de voos do Kayak;

  2. Informe a companhia aérea, o número do voo, a data, e clique em "Rastrear voo". Se não sabe o número do voo, insira o aeroporto, a companhia aérea, a data e toque em "Rastrear voo";

  3. Localize o seu voo na lista e confira o status atual dele. Caso apareça em verde, quer dizer que ele está "Previsto", e não houve nenhuma mudança no cronograma.

Comentarios


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page