Produtor da amêndoa de Medicilândia, reconhecida a segunda melhor do mundo, está entre expositores do evento, que reúne gastronomia, música, rodada de negócios em Bruxelas
Entre cidades de 52 países, coube à paraense Medicilândia, com uma população de cerca de 31 mil pessoas, a medalha de prata entre 222 amêndoas de cacau na premiação Cocoa of Excellence Awards (Cacau de Excelência), realizado em Amsterdã em fevereiro. E esse importante resultado ainda repercute pelo mundo. Robson Brogni, do Sítio Ascurra, um dos responsáveis por este sucesso, é um dos destaques no Brasil Origem Week, que aconteceu até domingo (dia 8), na Grand Place, em Bruxelas, na Bélgica.
Robson vê a viagem à Bélgica como fundamental para o estudo e melhora, não só no plantio como em todas as fases do processo: desde a plantação até a embalagem. E também uma confirmação de que os produtores de cacau paraenses estão no caminho certo.
"O Brasil Origem Week é muito importante, para divulgar o produto, o cacau, o chocolate. E para o público, não só brasileiro que mora aqui, mas para o europeu conhecer o nosso cacau, porque aqui é a terra do chocolate, mas tem pouco cacau brasileiro. Da América Sul tem, do Brasil muito pouco. Então nós temos que tentar colocar o nosso cacau aqui, para eles verem que nós temos qualidade", explica Brogni.
Ivaldo Santana, coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau), destacou a profundidade do conhecimento adquirido na viagem à Bélgica e a possibilidade de ainda mais negócios futuros:
"Cada viagem dessa é uma experiência nova que a gente faz contato com compradores, com novos clientes. A gente aprende o modo de negociar com as pessoas, que é diferente lá do nosso. Deixamos uma abertura para negócios futuros, para a nossa volta. Ficamos muito satisfeitos quando participamos de um evento desse tipo, porque traz resultado para o nosso produtor", explica Ivaldo, que fez muitos elogios ao Brasil Origem Week:
"O Brasil Origem Week trouxe novas experiências e conhecimentos. A forma de fazer contato com o cliente, a forma de negociação. O Origem Week mostra que quem crescer tem que estar presente. Na Bélgica ninguém sabia que a gente existia, agora sabem e sabem que fazemos produtos de qualidade e sustentabilidade", exaltou.
Marco Lessa, idealizador do evento e membro da Comunidade Belém Negócios, vê que o objetivo do Brasil Origem Week Bélgica foi atendido: fazer com que o mundo conheça o que o Brasil tem de melhor.
"O Brasil tem uma infinidade de produtos e marcas que o mundo não conhece e precisa conhecer. Esse é um dos nossos objetivos com o Brasil Origem Week. E pela quantidade de pessoas de várias nacionalidades que passaram por aqui, experimentaram e conheceram os nossos produtos, podemos dizer que esse objetivo foi alcançado. Além de viverem a cultura, rica e única, presente em tudo, celebrando a nossa brasilidade", afirma Lessa.
O evento ainda terá edições internacionais em Paris (1 a 3 de novembro) e Madrid (15 a 17 de novembro).
O Brasil Origem Week é uma idealização e realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21 e conta com o apoio dos governos de Bahia e Pará, além da Apex Brasil e da Embaixada do Brasil na Bélgica.
Sobre o Origem Week
O Origem Week é uma feira de negócios que reúne o setor produtivo local, visando melhorar a competitividade e promover comercialmente produtos vinculados às condições e características da sua região. Com práticas sustentáveis, o evento fortalece o capital econômico e social dos estados por onde passa, evidenciando a sua diversidade gastronômica e cultural. Em suas três primeiras edições, na Bahia, já contabilizou mais de 30 mil visitantes, 250 marcas de produtos originais lançados, cerca de 200 expositores por edição e uma movimentação que passa dos 1 milhão de euros em negócios.
Sobre Marco Lessa
Empreendedor, empresário e sonhador, Marco Lessa nasceu em Guanambi, no sertão da Bahia e encontrou o seu propósito em Ilhéus. A memória do aroma de chocolate vindo das moageiras de cacau; ter produzido a novela "Renascer", da TV Globo; conhecer a realidade dos produtores locais e acreditar no potencial de desenvolvimento econômico e social do Sul da Bahia, moldaram o seu coração em forma de cacau e despertaram o desejo de ajudar a transformar a sociedade.
Marco construiu e consolidou a sua carreira de publicitário, promotor de eventos e incentivador do turismo em Ilhéus, quando decidiu criar uma plataforma para resgatar a força histórica da mais importante região produtora de cacau do Brasil. Foi assim que em 2009 surgiu o Chocolat Festival, que se transformou no maior e mais relevante evento de chocolate e cacau do país e que também chegou a França e Portugal. Hoje, ele é CEO do Grupo M21, uma organização privada brasileira multiplataforma que atua nos mercados de eventos e comunicação.
Conheça do Brasil Origem Week
Instagram: @brasilorigemweek
コメント