top of page
Belem-negocios-connection.gif

BYD e joint venture da Raízen irão desenvolver usinas solares no Pará

Atualizado: 27 de mar.

A parceria entre BYD e Raízen Gera Desenvolveroda, joint venture entre a Raízen e o Grupo Gera, visa o desenvolvimento de nove usinas fotovoltáicas, sendo uma no Pará


BYD e Raízen usinas solares Pará

A BYD, uma das líderes mundiais em venda de veículos eletrificados e fabricante de produtos de energia renovável, acaba de firmar uma parceria com a Raízen Gera Desenvolvedora, joint venture entre a Raízen e o Grupo Gera, dedicada a projetos de geração distribuída, para ampliar a capacidade de geração de energia.


A aliança envolve a utilização da expertise da greentech em Engenharia, Compras e Construção (EPC), nos processos de desenvolvimento de um projeto que engloba nove plantas solares fotovoltaicas. As usinas estão distribuídas em Betânia, Boa Viagem e Amontada, no Ceará; Fazenda São João e Goytacazes, no Rio de Janeiro; Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte; e Santarém, no Pará.


Já em construção, as plantas devem começar a gerar energia no mês de maio. Com um pico representativo de potência, a capacidade total do projeto é de 26,5 megawatts (MW), o que corresponde ao abastecimento mensal de energia de 5.500 residências, mais de 27 mil pessoas, considerando um gasto médio de 600 kWh/mês de cada unidade consumidora.


A geração de energia das usinas solares será injetada na rede elétrica e compartilhada com redes de negócios próprios e de parceiros da Raízen a partir da geração de créditos concedidos pela própria distribuidora local, que proporcionam uma economia nas faturas de energia. Para que o projeto de construção das usinas fosse assertivo, a BYD, com seu conhecimento  em  EPC, contribuiu com estudos, dimensionamento da demanda, processos de engenharia executiva, planejamento de aquisição, implantação, execução e gerenciamento das plantas da Raízen Gera Desenvolvedora, como explica Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD Energy.


Nós começamos esse projeto na parte de concepção e engenharia em setembro de 2023 e acabamos de entregá-lo com uma potência representativa. A parceria vem para comprovar e consolidar a expertise da BYD nesse mercado de usinas solares.”


O grande diferencial para a escolha da BYD neste projeto está na capacidade da empresa de centralizar todas as etapas em um único lugar. “A BYD possui uma estrutura sólida no Brasil e assegura qualidade para o cliente em todos os processos. Do dimensionamento ao acompanhamento da geração após a entrega da obra, garantimos total suporte para entregar o melhor projeto possível às empresas”, acrescenta Rodrigues.


Petro Notícias


Leia Mais:

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page