top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Brasil Vai Produzir A Sua Própria Vacina Contra COVID-19

A aprovação foi concedida hoje pela agência reguladora nacional de medicamentos Anvisa. As informações são da Agência Brasil



A agência reguladora nacional de medicamentos Anvisa aprovou a inclusão do ingrediente farmacêutico ativo fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na produção da vacina COVID-19 na fundação.


"Na prática, a decisão conclui o processo da Fiocruz de permitir que o Brasil tenha uma vacina totalmente nacional, com todas as etapas de produção realizadas no Brasil", informou a agência em nota.


A vacina contra o COVID-19 oferecida pela Fiocruz será produzida com todas as suas etapas realizadas no Brasil, com ingrediente ativo doméstico. "Para tomar essa decisão, a Anvisa considerou estudos de comparação. Eles mostram que, se produzido no país, o ingrediente mantém o mesmo desempenho da vacina importada", diz o comunicado.


Em maio de 2021, a Anvisa criou o Certificado de Boas Práticas na Fabricação no novo ingrediente, o que garante que a linha de produção atenda a todos os requisitos de qualidade. Antes de ser concedida a autorização, a Fiocruz vinha produzindo lotes de teste.


A decisão de sexta-feira (7 de janeiro) encerra a transferência tecnológica na Fiocruz, iniciada no ano passado. A vacina foi autorizada no Brasil em 17 de janeiro de 2021, e foi definitivamente registrada em 12 de março de 2021.


Комментарии


Últimas notícias

Publique uma notícia