top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Como A Parceria "Brasil SpaceX" Deve Acelerar O Empreendedorismo Na Amazônia

Elon Musk e o governo do Brasil fecharam uma parceria para monitorar a floresta amazônica via satélite. Mas muitos negócios também serão beneficiados com a chegada da internet. Entenda



O CEO da Tesla, Elon Musk se reuniu na segunda-feira com Fábio Faria, Ministro das Comunicações do governo do presidente Jair Bolsonaro em Austin, Texas, para falar sobre a possibilidade de usar a tecnologia de satélite fornecida pelas empresas Starlink Inc e Space Explorations Technologies Corp., também conhecidas como SpaceX, para monitorar o desmatamento e incêndios florestais na floresta amazônica do Brasil. Mas essa não deve ser a única finalidade.


A empresa do norte americano fechou parceria com o governo brasileiro para fornecer internet de alta velocidade e de baixa latência para lugares isolados e cidades pequenas da região amazônica. Com a nova conectividade, empresas que desenvolvem projetos nessas regiões e que dependem da internet para implementar novas tecnologias, terão a oportunidade de se beneficiar direta ou indiretamente com a parceria.


Mas quando a internet estará disponível?


“Até o primeiro semestre do ano que vem, a conectividade já deve estar implementada na Amazônia, escolas rurais e outros locais atualmente sem acesso à internet”, afirma Faria.


Muitos negócios desenvolvidos no interior do estado do Pará e que atingem a população mais afastada de regiões metropolitanas, por exemplo, dependem de internet para executar novas tecnologias. Com a parceria acordada na última segunda, esses projetos terão a possibilidade acelerar suas atividades.


Para exemplificar, selecionamos três negócios que serão beneficiados com a chegada da Space X no Brasil:


ESCOLA.VC


Desenvolvida para atingir comunidades e pequenos municípios no interior do Pará, a Escola.Vc é uma ferramenta que funciona como um ambiente virtual de aprendizagem, com foco na utilização de redes de ensino municipais.


Os especialistas em edtech, Warley da Silva Costa e Alexander Torres Louzada desenvolveram a plataforma com recurso próprio e querem levar a solução para estudantes da zona rural de municípios paraenses. Até o momento, segundo eles, a maior dificuldade encontrada é justamente a conectividade.


“Recebemos com felicidade a notícia. A iniciativa casa com os nossos objetivos. Acreditamos que será um ótimo benefício para a região e estaremos acompanhando a evolução para podermos dar nossa contribuição e ajudar a beneficiar o maior número de estudantes. ”, Diz Alexander Torres Louzada, Diretor de Tecnologia e Warley Costa, Diretor Comercial da Startup Educação Interativa.


Rural X


Startup paraense conecta piscicultores através de uma plataforma e atua diretamente na comercialização e assistência técnica. As regiões ribeirinhas do Pará e de outros estados do Norte serão uma das mais beneficiadas com o a nova parceria acordada entre Musk e o governo do Brasil. A plataforma poderá levar a solução para mais pessoas, podendo escalonar ainda mais os serviços.


Ubá


Solução foi criada em parceria com a ANTAQ (Agência Nacional de Transporte Aquaviário), que está levando acesso à informação relacionado a compras de bilhetes para embarcações.


A plataforma está integrada com empresas de vendas de passagens que somadas representam 40% do mercado amazônico. A população atendida pelo negócio também está localizada em municípios afastados, onde atualmente a internet é bastante precária.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page