Brasil se torna o 2º maior mercado de aviação executiva do mundo
- Redação
- 5 de jun.
- 2 min de leitura

O país ultrapassou a marca de 1.000 jatos privados registrados, consolidando-se como o segundo maior mercado de aviação executiva do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos.
Com 1.033 aeronaves em operação, o país superou México e Canadá e se destaca também como o que mais cresceu em número de jatinhos nos últimos 5 anos.
Esse avanço é impulsionado por uma combinação de demanda crescente por mobilidade aérea, concentração regional de riqueza e melhoria da infraestrutura aeroportuária.
Os dados foram levantados pela Flyflapper, plataforma global de aviação privada que oferece fretamento de aeronaves.
"Esse marco confirma o amadurecimento do setor de aviação executiva no Brasil. A combinação entre empreendedorismo, demanda regional e infraestrutura aeroportuária faz do país um dos mais promissores do mundo. Nosso foco agora é tornar o acesso a esses ativos ainda mais digital, eficiente e democrático", segundo Paul Malicki, CEO da Flapper.
Confira o ranking global

Aviação Executiva - Mercado em crescimento
As projeções para o mercado regional reforçam o otimismo do setor. O mercado de jatos executivos da América Latina deve atingir US$ 1,31 bilhão até 2029, representando um crescimento de 103% em cinco anos. Ao ultrapassar a marca de 10 mil aeronaves, o Brasil se consolida como um dos principais mercados globais do setor.
A frota brasileira de aeronaves executivas atingiu 10.632 unidades em 2024, comparado às 9.800 do ano anterior, representando um sólido crescimento em todos os segmentos. Os jatos executivos lideraram a expansão com alta de 15%, seguidos pelos turboélices com 17%, helicópteros a turbina com 8%, aviões a pistão com 2% e helicópteros a pistão com 1%.
“Estamos testemunhando um momento de consolidação definitiva da aviação executiva brasileira. O crescimento de 5,75% do setor demonstra a maturidade e a resiliência deste mercado, independentemente dos cenários econômicos mais amplos”, destaca Alexandre Marroquim, Diretor de Aviation e Specialty da Alper Seguros.
Fontes: Flapper e CQCS
Comments