top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Belém Organiza Primeira Bienal Das Artes Ainda Para Este Ano

Evento deve impulsionar o circuito artístico local e divulgar a cidade para todo o cenário nacional e internacional


Belém Organiza Primeira Bienal Das Artes Ainda Para Este Ano
Imagem: Ascom Fumbel

Programação artístico-cultural promovida pela Prefeitura de Belém e realizada pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) marcará a primeira Bienal das Artes de Belém. Evento já está em fase de planejamento e deve ocorrer no segundo semestre deste ano.


A Bienal das Artes será um marco importante para impulsionar o circuito artístico local e divulgar a arte de Belém para todo o cenário nacional e até mesmo internacional.



“A Bienal é mais do que um evento mais do que vários eventos, mas um exercício de vida e de entendimento, com talentos e apresentações que se completam, se misturam, dando às emoções locais, cores nacionais e até universais. Queremos que ela congregue todas as expressões, que seja diversa, que seja inédita, que clame à emoção”, celebra o diretor do Departamento de Ações Culturais da Fumbel, Cláudio Rego.


O Projeto


A Bienal fará a sua primeira edição em Belém, em setembro deste ano, e vai oferecer uma programação com exposições, apresentações, performances, workshops, palestras, visitas guiadas, tudo de forma gratuita para a população. O objetivo do evento é utilizar todos os espaços culturais da cidade, como museus, galerias, praças, Usinas da Paz e ruas para divulgar a arte.


Para o Prefeito Edmilson Rodrigues é uma oportunidade de difundir a cultura de Belém. "Vamos transformar Belém em um palco mundial das artes. Queremos chamar artistas de todas as áreas para ensinar e aprender com os artistas da nossa cidade”.



Editais contemplam a diversidade artística


Além disso, os editais de fomento artístico-cultural da Fumbel são essenciais para promover e manter viva as produções artísticas de Belém, além de selecionar as apresentações e exposições que farão parte da Bienal.


A rapper e Mc, Shaira Mana Josy, que será contemplada pelo Edital de Hip-Hop, espera que a Bienal proporcione maior visibilidade à arte periférica.


“Entendemos a Bienal como um evento muito importante para a cultura hip-hop, que é arte feita nas periferias, já que durante muito tempo fomos invisibilizados. A nova gestão do município tem proporcionado um diálogo tranquilo e com perspectivas e oportunidades antes nunca voltadas para a cultura periférica", afirma Shaira.



(Com informações da Agência Belém)


Quer saber mais? Siga o Belém Negócios no Instagram e no Google News.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page