Belém inaugura espaço dedicado a preparar pequenos negócios para COP30
- Redação
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Espaço no Solar da Beira vai apoiar pequenos negócios e preparar empreendedores locais para o público internacional da Conferência do Clima

A cidade de Belém ganhou, na última sexta-feira (24), um novo ponto de atendimento voltado ao fortalecimento dos pequenos negócios: a Sala do Empreendedor COP30 de Belém, inaugurada pela Prefeitura de Belém em parceria com o Sebrae no Pará.
Instalado no Solar da Beira, localizado no Complexo do Ver-o-Peso, o novo espaço vai impulsionar pequenos negócios e iniciativas de bioeconomia, especialmente em um momento em que Belém se prepara para sediar a COP30, a Conferência Mundial do Clima.
Na prática, a Sala vai oferecer atendimento especializado a Microempreendedores Individuais (MEI) e pequenos produtores que desejam empreender de forma sustentável, com orientações empresariais, formalização, capacitações, acesso a crédito e consultorias em segmentos estratégicos como turismo, moda, artesanato, alimentação e serviços.
“Esse é um empreendimento que visa, sobretudo, capacitar os empreendedores que vivem no Ver-o-Peso. É um momento importante de virada de chave para que esses trabalhadores possam entrar na formalidade, receber capacitação e acompanhamento”, afirmou o prefeito Igor Normando.
“Esse espaço é simbólico. Estamos no coração do comércio da cidade, em um ambiente que pulsa a força dos pequenos negócios. Aqui vamos oferecer capacitação, inovação e acesso ao mercado, fortalecendo a economia local com foco em sustentabilidade”, destacou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae/PA, durante a inauguração do espaço.
Sala do Empreendedor COP30
Atendimento exclusivo para microempreendedor individual
A Sala do Empreendedor COP-30 vai funcionar como um ponto de atendimento especializado para microempreendedores individuais (MEI), pequenos produtores e negócios com propósito sustentável.
No local, serão ofertados serviços de orientação empresarial, formalização de negócios, acesso a crédito, capacitações e consultorias em áreas como turismo, alimentação, moda, artesanato e serviços voltados à agenda climática e à bioeconomia amazônica.
Entre os serviços estão:
formalização completa do Microempreendedor Individual (MEI), bem como alterações cadastrais e baixas;
emissões e impressões do Certificado de Condição de MEI (CCMEI);
guias DAS mensais ( que é o documento de Arrecadação do Simples Nacional);
declarações anuais (DASN-SIMEI);
Certidões Negativas de Débito (CND).
Os atendimentos incluem ainda orientações sobre emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) e Nota Fiscal Fácil (NFF SC), além de parcelamentos de dívidas e suporte completo para uso da conta Gov.br.
A Sala do Empreendedor COP30 funcionará também como um polo de formações gratuitas, incluindo a realização de oficinas e cursos de idiomas (inglês e espanhol) que vão preparar os empreendedores locais para o público internacional.
Um dos destaques do novo espaço é a Taberna Amazônica, que reunirá até 120 pequenos negócios e 16 pontos de venda populares até dezembro. O local funcionará como vitrine permanente de produtos e serviços sustentáveis, valorizando a produção local e impulsionando a geração de renda verde.
Com informações da Agência Belém e Agência Sebrae de Notícias


