top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Belém está entre as cidades que mais abriram franquias no 1º semestre

Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indica as cidades e estados que mais cresceram no mercado de franquias no primeiro semestre de 2023



O mercado de franquias cresceu 15% no primeiro semestre de 2023. Com 3 mil redes e 189 mil unidades em operação, o setor faturou 105 bilhões de reais no período. A maioria das unidades abertas esse ano estão no interior dos estados e fora do eixo Rio-São Paulo.


Das 30 cidades que mais cresceram em número de operações, metade delas não são capitais, de acordo com o ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) durante convenção realizada na Bahia.


O estudo apontou que em relação ao total de municípios, as não capitais apresentam crescimento de 9%, enquanto as capitais crescem 5%.


"Mesmo após a forte expansão de 2022, os dados ratificam a força expansionista do setor de franquias de forma mais ampla por todo o Brasil, de forma descentralizada e associada particularmente à economia do agronegócio, do turismo", diz Tom Moreira Leite, presidente da ABF.


A pesquisa usa como base as 30 maiores cidades com operações de franquias. A ideia é avaliar, entre as cidades já consolidadas, o crescimento do franchising -- e evitar distorções com as cidades que estão começando a atuar no setor.


Belém é a capital melhor colocada no ranking. A cidade paraense ficou em 3º lugar, saindo da 13ª posição no período pesquisado, com um crescimento no número de operações de 9,6%, que subiu de 1.339 para 1.467. De acordo com a ABF, a atividade turística associada à retomada de serviços são os fatores que explicam tal expansão das franquias na região.


Segundo o levantamento, o município que registrou o maior crescimento em número de unidades foi Londrina, interior do Paraná. A cidade cresceu 15,7% em relação ao ranking do ano passado, passando de 971 para 1.124 operações.


Entre os estados, o Paraná também se destacou. No estudo da ABF, o Paraná teve uma variação positiva de 18%, com uma receita que subiu de R$ 6,2 bilhões para R$ 7,3 bilhões. Veja ranking dos Estados que mais aumentaram o faturamento no franchising.


A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, saltou do 27º para o 2º lugar no ranking, com variação positiva de 10,9%, passando de 990 para 1.098 unidades. O movimento reflete o crescimento do franchising no interior do estado. Considerando todo o interior paulista, o crescimento foi de 24%.


Fonte: Exame Negócios


Leia Mais:

  • Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios

  • Faça parte do BlackStage, mentoria empresarial inédita no Norte do Brasil

  • Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp

  • Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente exclusivo para quem quer começar a sua própria empresa



Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page