top of page

Belém está entre as melhores cidades para fazer negócios no setor de serviços, segundo pesquisa

Atualizado: 29 de jun. de 2021

A capital paraense aparece em 13° lugar em ranking das melhores cidades para fazer negócios no setor de serviços, em pesquisa encomendada pela revista Exame.


Belém está entre as melhores cidades para fazer negócios no setor de serviços, segundo pesquisa
Belém, PÁ (Imagem: Agência Pará)

A pesquisa, publicada exclusivamente pela revista Exame, levou em consideração indicadores como demanda, oferta, crescimento do setor, infraestrutura e capital humano, além do impacto da pandemia da COVID-19 em cidades com mais de 100 mil habitantes.

O Estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, que, desde 2020, alterou seu conceito e indicadores, o que resultou em um olhar mais segmentado das melhores cidades para fazer negócios, agora considerando resultados para os setores industrial, comercial, serviço, de educação, mercado imobiliário e agropecuária.



No setor de serviço, a capital paraense ficou na 13° posição, sendo a segunda no norte, ficando atrás somente de Palmas. os indicadores utilizados neste seguimento foram: a geração de novos empregos e o crescimento do estabelecimento.

Gestão e investimento do estado

Segundo dados do Registro Mercantil da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), foram registradas 7.725 novas aberturas em solo paraense no primeiro mês do ano. Os dados observam que o município de Belém registrou o maior número de constituições, com 1.789 novas empresas. Em janeiro, do total de 7.725 registros, o setor de Serviços teve 3.789 aberturas.

“Acredito que os números positivos são resultados de uma série de melhorias implementadas no órgão, ainda antes da pandemia. Priorizamos a digitalização de praticamente todos os serviços oferecidos”, disse Cilene Moreira Sabino Oliveira Bittencourt, titular da Jucepa, em entrevista para o site Agência Pará.

Veja o ranking completo do setor de serviços:


bottom of page