top of page
Belem-negocios-connection.gif

Bar em Belém está entre os 100 melhores do Brasil; saiba mais

A seleção dos estabelecimentos foi feita por um júri formado por 60 renomados críticos e influenciadores de todo o país

Foto: Divulgação Muamba Bar

Dos 100 Melhores Bares do Brasil eleitos por EXAME Casual em 2023, um está em Belém, no Pará. A cidade reúne representantes da boa coquetelaria e do que há de melhor quando se fala em boteco para tomar uma cerveja. A seleção dos estabelecimentos foi feita por um júri formado por 60 renomados críticos e influenciadores de todo o país.


Cada especialista apontou dez bares de sua preferência, sem ordem de importância. Todos os votos foram compilados e organizados nesta lista. Em caso de empate, a organização foi feita por ordem alfabética. É um guia para você, leitor, conhecer o que há de melhor no país. A lista também reconhece o trabalho de toda a cadeia, dos garçons aos empresários, confira abaixo:


1º Lugar - Tan Tan

Foto: Equipe de Bartenders do Tan Tan. Foto: Divulgação

Cozinha e bar em dois balcões gêmeos no centro do Tan Tan. Essa é a expressão máxima do conceito que o chef Thiago Bañares quis colocar no local para mostrar que as duas vertentes gastronômicas estão em igual patamar. Repetindo o feito do ano passado, o bar, localizado em São Paulo, aparece em primeiro lugar no ranking EXAME Casual e coleciona títulos.


Ocupa a 56ª posição na lista do World’s 50 Best Bars Awards 2023 e está listado entre os dez melhores bares de coquetéis e restaurantes no prêmio regional da Tales of the Cocktail Foundation. Com uma fórmula que lembra os izakayas — bares japoneses com boa comida e boa bebida —, o ambiente é moderno e ao mesmo tempo intimista. Se estiver sozinho ou em dois, prefira sentar-se no balcão (pode escolher entre o de drinques ou o de comida).


Recentemente o Tan Tan passou por uma reformulação de cardápio de drinques autorais, desenvolvidos por Bañares e pelo bartender Caio Carvalhaes. O desafio foi explorar, sob diferentes técnicas, a dua­lidade de ingredientes que contam um pouco da história da casa. Batizada de ­Duality#2, para sua carta foram selecionados dois representantes japoneses (yuzu e conserva de ameixa umeboshi) e dois nativos brasileiros (açaí e a raíz amazônica priprioca), além da banana, encontrada em todo o mundo.


2º Lugar - Santana Bar

Foto: Santana Bar

Uma carta com 78 clássicos e nove drinques autorais, tudo com a proposta de trabalhar com ingredientes brasileiros valorizando a sazonalidade. No Santana Bar, em São Paulo, o menu é repensado a cada seis meses. O bartender Gabriel Santana usa mais de 50 itens nos preparos, sendo a maior parte dos cordiais, licores e top-airs. Apesar da diversidade, um ponto une todos os drinques: são sem açúcar refinado. O mixologista excluiu o ingrediente e o substitui por itens naturais, como o mel.


O menu autoral tem como inspiração o teste inglês “16 personalidades”, que traça perfis com base em características comportamentais. Gabriel Santana tentou traduzir essas características em bebidas, criando nove drinques. Um deles é o Aventureiro (45 ­reais), mais explorador, que leva ­Ketel One com infusão de jatobá, shrub de jabuticaba com vinagre de mel, Dom Bénédictine, limão-siciliano e Bitter de laranja. Já o Defensor (45 reais) traça o perfil de pessoa mais conservadora e é servido em uma xícara de chá. Leva gin Tanqueray, Chartreuse amarela, chá de lichia, lapsang souchong e rosas.


94º lugar - Muamba Bar

Foto: Muamba Bar

Localizado no interior do complexo cultural Vila Container, o Muamba Bar proporciona uma experiência única graças ao talento do bartender, pesquisador e alquimista Yvens Penna. Ele domina a arte da coquetelaria e cria misturas perfeitas com ingredientes exóticos da floresta amazônica, como chicória, urucum e cumaru.


Os drinks são uma verdadeira viagem de sabores, com preços que variam de 28 a 38 reais. Além de servir bebidas, Penna compartilha com os clientes histórias fascinantes sobre a coquetelaria, tornando a experiência ainda mais enriquecedora e despretensiosa.


Serviço: Avenida Governador Magalhães Barata, 62, São Brás, Belém. Funcionamento: quarta a domingo das 18h à meia-noite.



Exame


Leia Mais:

  • Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios

  • Faça parte do BlackStage, mentoria empresarial inédita no Norte do Brasil

  • Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp

  • Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente exclusivo para quem quer começar a sua própria empresa





Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page