top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Banco Central Avalia Uso Do Real Digital, Criptomoeda Do Brasil

Instituição convidou mercado para desenvolver casos de uso da moeda digital emitida pelo BC


As informações são do BCB.


O Banco Central lançou na terça-feira, 30, a edição especial Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas de Desafio do Real Digital, o LIFT Challenge Real Digital. O objetivo é avaliar casos de uso de uma moeda digital emitida pela instituição, o Real Digital, bem como sua viabilidade tecnológica. A nova versão do laboratório de pesquisa aplicada foi lançada pelo Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no último webinário da série promovida pelo BC para discutir a potencial criação de uma moeda digital.

O LIFT Challenge Real Digital será configurado como um ambiente colaborativo virtual ao reunir um público maduro de instituições de pagamento, bancos, fintechs e empresas de tecnologia. Realizados pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em parceria com o Banco Central, esses desafios agrupam participantes do mercado interessados em desenvolver um produto minimamente viável (MVP do inglês minimum viable product) para o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiem a população e o funcionamento do Sistema Financeiro.

Além dos proponentes de projetos, responsáveis pela proposição e desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica aplicados à indústria financeira com foco no tema do LIFT Challenge Real Digital, poderão participar da iniciativa fornecedores de soluções tecnológicas, na condição de parceiros de projetos, bem como agentes da academia, que desejem acompanhar e avaliar projetos através de tutorias, consultorias e orientações por meio de acordos específicos com os proponentes de projetos.

Em linha com o foco do desafio, será dada a preferência para a seleção de projetos sobre as seguintes categorias de casos de uso em ambiente online:


  • Entrega contra Pagamento (DvP da expressão em inglês delivery versus payment) voltado à liquidação de transações com ativos digitais, tanto nativos do ambiente digital quanto tokenizados;

  • Pagamento contra Pagamento (PvP da expressão em inglês payment versus payment) voltado ao câmbio entre moedas;

  • Internet das coisas (IoT da expressão em inglês internet of things) voltado à liquidação algorítmica ou diretamente entre máquinas;

  • Finanças descentralizadas (DeFi da expressão em inglês decentralized finance) voltado à definição de protocolos com liquidação baseada em uma CBDC e tendo em vista requisitos de conformidade e supervisão estabelecidos em norma.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page