top of page

Autor da PEC da Blindagem, Celso Sabino confirma que sairá do Ministério do Turismo

Celso Sabino
O ministro do turismo, Celso Sabino (União Brasil), foi o propositor da PEC da Blindagem em 2021, quando era deputado federal pelo PSDB. Foto: JF Diorio/Mtur

Quase cinco anos após ser apresentada, a Proposta de Emenda à Constituição nº 3/2021, chamada de PEC da Blindagem, foi aprovada nesta terça-feira, 16, pela Câmara dos Deputados.


O texto original foi apresentado em 2021 pelo atual ministro do Turismo, Celso Sabino, que na época integrava a bancada do PSDB e hoje é filiado ao União Brasil. Outros 185 deputados assinam a proposta.


Na época, a justificativa do texto foi a prisão do então deputado federal Daniel Silveira, por vídeos com ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Silveira foi condenado no ano seguinte pela Corte a oito anos e nove meses de prisão por incitar agressões aos ministros e atentar contra a democracia ao defender o fechamento do Supremo.


Agora, a iminente saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo gera uma disputa no governo pelo posto e pressiona o titular do Esporte, André Fufuca, integrante da mesma federação partidária do ministro demissionário.


Sabino conversou com o presidente Lula na sexta-feira e avisou que vai formalizar o desembarque na volta do chefe de Nova York, prevista para quarta-feira. De acordo com interlocutores do Palácio do Planalto, há algumas possibilidades à mesa para para a substituição, em uma negociação que também está relacionada com a campanha presidencial de 2026.


Nesta segunda, 22, ainda como ministro do Turismo, Celso Sabino, participará em Belém (PA), da apresentação da estratégia de marketing internacional para o Pará.


Com informações de Estadão

Receba notícias no seu e-mail

O resumo do melhor conteúdo sobre negócios

Obrigado por assinar nosso conteúdo

nucleo-eventos.png

Você no centro das negociações

Conheça a Núcleo, uma empresa do Grupo Belém Negócios.

bottom of page