top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Ataque Cibernético Atinge Bancos Ucranianos E Sites Do Governo

A origem do ataque ainda não está confirmada, mas as paralisações ocorrem quando a Rússia posicionou tropas para poder invadir a Ucrânia


Ataque cibernético atinge bancos ucranianos e sites do governo
Umit Bektas | Reuters

Vários sites do governo ucraniano estavam offline na quarta-feira como resultado de um ataque de negação de serviço distribuído em massa, disse Mykhailo Fedorov, chefe do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia, em seu canal no Telegram.


O ataque, que também atingiu alguns bancos, começou por volta das 16h.m hora local, segundo Fedorov. Ele não disse quais bancos foram atacados ou qual foi a extensão dos danos.



Sites do Ministério das Relações Exteriores ucraniano, Gabinete de Ministros e Rada, o parlamento do país, estavam entre os que estavam entre os que estavam abaixo na manhã de quarta-feira, horário do Leste. Os sites do governo estavam offline enquanto as autoridades tentavam mudar o tráfego para outros lugares para minimizar os danos, disse ele.


Um ataque DDoS é quando um hacker inunda a rede ou servidor da vítima com tráfego para que outros não possam acessá-lo.


A origem do ataque ainda não está confirmada, mas as paralisações ocorrem à medida que A fonte do ataque ainda não está confirmada, mas as paralisações vêm como a Rússia . Na terça-feira, o presidente continua a acumular tropas em torno das fronteiras da Ucrânia disse que . Na terça-feira, presidente depois que o presidente russo Vladimir Putin ordenou tropas em duas regiões separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, e anunciou sanções a bancos russos, à dívida soberana do país e a vários indivíduos próximos ao governo russo.


Um porta-voz da Casa Branca disse à NBC News que eles estão "monitorando de perto" os relatórios.


A Ucrânia relatou um ataque separado na semana passada que derrubou quatro sites do governo, de acordo com a NBC News. Na mesma época, a Polícia Cibernética da Ucrânia disse que muitos moradores receberam mensagens de texto dizendo que os caixas eletrônicos no país não funcionavam, embora não estivesse claro se algum caixa eletrônico foi realmente afetado, informou a NBC News.



A Casa Branca atribuiu o ataque anterior a agentes russos, embora a Rússia tenha negado a responsabilidade pelo ataque da semana passada aos sites do governo ucraniano.


O funcionário da Casa Branca disse à NBC News: "Consideramos esses novos incidentes consistentes com o tipo de atividade que a Rússia realizaria em uma tentativa de desestabilizar a Ucrânia. Estamos em comunicação com a Ucrânia sobre suas necessidades cibernéticas, inclusive tão recentemente quanto hoje."


Um representante da embaixada russa em Washington, D.C. não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.


Quer saber mais? Siga o Belém Negócios no Instagram e no Google News.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page