A iniciativa é da plataforma Belém Negócios, em parceria com membros da comunidade e acontecerá no dia 21 de agosto
Promovido pela plataforma Belém Negócios, em parceria com a Icatu Norte, Magalhães Concreto e Scarf BI, o evento vai contar com a participação das principais marcas do setor de construção. A primeira edição do Encontro Setorial - Construção acontecerá em Belém, no dia 21 de agosto. O objetivo da iniciativa é fortalecer os setores que mais movimentam a economia do Pará.
O setor da construção no Pará
O setor de construção atualmente é um dos que mais gera empregos no estado. Segundo relatório realizado pelo Dieese/PA, apenas no primeiro trimestre de 2024, o setor da construção gerou um saldo positivo de mais de 2 mil postos de trabalho com a admissão de mais de 19 mil trabalhadores. Sendo um importante motor da economia neste estado, é um dos setores que mais vai crescer nos próximos anos, alavancado pelos investimentos advindos da COP-30.
Segundo dados da Secretaria de Obras Públicas, há cerca de 500 obras em andamento no Pará, totalizando um investimento de mais de R$ 4,6 bilhões e empregando mais de 60 mil trabalhadores. Além das obras espalhadas pelo estado, a COP-30 também abriu caminho para novas empresas da construção chegarem na capital paraense.
Empresas de construção modular discutem a implantação de uma sede no Pará e já começam a atuar na região. A construção da Central COP-30 foi realizada por uma empresa do ramo, a Quick House. Fora isso, o setor tem grande possibilidade de crescimento com a readequação de prédios na capital e com a chegada de grandes bandeiras hoteleiras na região, como a Tivoli & Resort e a Vila Galé.
Encontro Setorial - Construção
Os mais importantes players do mercado da construção estarão reunidos no encontro setorial da Comunidade Belém Negócios, no próximo dia 21 de agosto, a partir das 19h no restaurante Pobre Juan, localizado no Boulevard Shopping.
O encontro será no formato de hot seat, onde todos os convidados poderão discutir, de igual para igual, assuntos relacionados a construção no Pará, o mercado em ascensão e demais temas selecionados pela organização do evento.
Nayara Richene e Jorge Almeida, membros da comunidade Belém Negócios, serão um dos apoiadores do encontro. A empresa é especialista em tratamento de água, efluentes e energia renováveis, serviço que possuem uma demanda muito alta pelas construtoras.
"Estamos muito felizes em fazer parte do primeiro encontro setorial realizado pela Belém Negócios. A nossa expectativa com relação ao evento é muito boa, tendo em vista a alta qualidade das empresas que vão participar. Além disso, vai nos proporcionar a possibilidade de fortalecer as relações comerciais com as empresas com as quais nós já trabalhamos e a oportunidade de fazer novos negócios e parcerias", afirma Nayara Richene, sócia da Icatu Norte.
As empresas paraenses que atuam no ramo da construção buscam por inovações que possam elevar o nível dos empreendimentos comercializados na região. A exemplo disso, está o aumento da sustentabilidade nos empreendimentos e o desenvolvimento de projetos direcionados para o público alto padrão.
Henrique Serqueira, sócio da Urbana Engenharia, e membro da comunidade Belém Negócios, é um dos convidados que vai participar do evento inédito.
“Estou com grandes expectativas para o encontro setorial da Construção Civil, que irá reunir grandes empresários do setor, e criar uma oportunidade única para descobertas e troca de ideias entre os líderes do ramo na nossa cidade. Para mim, a Comunidade Belém Negócios acerta mais uma vez, realizando uma iniciativa inédita para este grupo de empresários que gerem empresas tão cruciais no desenvolvimento da economia do nosso estado. Estou feliz de fazer parte do encontro, representando a Urbana Engenharia", comentou Henrique Serqueira, sócio da Urbana Engenharia.
O encontro possibilitará, entre outros benefícios, a unificação deste setor. Reunir tais empresas para discutir temas relevantes, fortalecerá o mercado e ainda proporcionará o surgimento de novas parcerias e negócios.
Os executivos convidados, a exemplo de Igor Moreira, CEO da Leal Moreira, entendem a importância deste tipo de movimento. A empresa passa por um novo momento. Anunciou recentemente a expansão de suas operações para a cidade de São Paulo, se tornando a primeira do Pará a lançar empreendimentos neste que é o maior mercado da América Latina.
Ele afirma que o Encontro Setorial promovido pela Belém Negócios será importante para o momento que a construtora está passando.
"É sempre muito importante, realmente, a gente estar com outros empresários, tocando conhecimento, trocando experiência e falando sobre os nossos desafios. Especialmente nesse momento de expansão que nós estamos vivendo na Leal Moreira. Estamos indo para o maior mercado imobiliário da América Latina, algo que já estava no nosso planejamento há algum tempo. A Leal hoje se consolida com mais de 30% de participação no mercado paraense, é líder em todos os indicadores do nosso mercado e nós entendemos que já era o momento de nós ampliarmos as nossas operações para o mercado de São Paulo", detalha o CEO.
Rodrigo Souza, idealizador da iniciativa, acredita também que será uma excelente oportunidade para as grandes e médias empresas deste setor conhecerem novos parceiros e fornecedores.
"Será um momento para desenvolver novas conexões nesse setor que tanto tem crescido no Estado. A plataforma acredita que esse ambiente horizontalizado entre as grandes empresas do ramo acrescenta muito ao mercado paraense. Possibilitando a ampliação dos negócios e a troca de experiências em um nível que não é possível alcançar de outra forma", comenta Rodrigo, fundador da Plataforma Belém Negócios.
Como participar
Para participar dos eventos da plataforma Belém Negócios, é necessário ser membro associado. Hoje, o grupo conta com mais de 240 empresários. São pequenas, médias e grandes empresas de diversos ramos, como construção, varejo, distribuição, comércio, serviço e mais. O objetivo é promover networking de alto nível e possibilitar o surgimento de novas parcerias estratégicas, através de um ambiente horizontal, onde todos têm os mesmos acessos.
Comments