top of page
Belem-negocios-connection.gif

As 7 principais obras e reformas do arquiteto e urbanista Paulo Chaves

Atualizado: 29 de jun. de 2021


As 7 principais obras e reformas do arquiteto e urbanista Paulo Chaves
As 7 principais obras e reformas do arquiteto e urbanista Paulo Chaves

Paulo Chaves, arquiteto, urbanista e ex secretário da cultura do estado do Pará, morreu nesta quarta-feira (17), por decorrência de problemas cardíacos.


Considerado um dos maiores arquitetos do estado e apaixonado pela cidade de Belém, deixou um legado de grandes construções e reformas, que se tornaram os principais cartões postais da capital paraense.



1 . Estação das Docas


As 7 principais obras e reformas do arquiteto e urbanista Paulo Chaves
As 7 principais obras e reformas do arquiteto e urbanista Paulo Chaves (Imagem: Internet)

O complexo congrega diversos aspectos, entre eles: gastronomia, cultura, moda e eventos. São 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros, uma janela para Baía do Guajará e a ilha das onças.


2. Complexo Feliz Lusitânia


As 7 principais obras e reformas do arquiteto e urbanista Paulo Chaves
As 7 principais obras e reformas do arquiteto e urbanista Paulo Chaves (Imagem: Agência Belém)

Resgatado pelo então Secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, pois o município passava por um processo de decadência urbana histórica devido a depredação do patrimônio e verticalização predial.


3. Espaço São José Liberto



Remodelado em 2002 para abrigar setores criativos e culturais, como patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, dança. O espaço abriga diversas organizações e outros espaços, como a Capela São José; uma ourivesaria; a "Casa do Artesão", o Museu de Gemas do Pará; o Anfiteatro Coliseu das Artes; o Memorial da Cela; e o Jardim da Liberdade.


4. Parque do Utinga



Escolhido pela população como a principal opção de programa de recreação e atividades saudáveis ao ar livre, aliando práticas de bem-estar e contato com a natureza.


5. Parque da Residência



Um dos trabalhos urbanísticos mais charmosos da cidade e sem dúvida um dos mais favoritos espaços de convivência dos belenenses. O arquiteto valorizou a área verde, as construções históricas e as estruturas de ferro remanescentes da antiga estrada Belém-Bragança.


6. Mangal das Garças



Inaugurado em 2005, uma síntese do ambiente amazônico no coração da capital paraense. As matas de várzea, os animais da região e mais de trezentas espécies de árvores nativas estão presentes no espaço.


Imagem: Amazônia e Mais


7. Hangar Centro de Convenções da Amazônia


O maior da Amazônia e um dos maiores do Brasil. Está equipado com recursos de tecnologia, preparado para vários tipos de eventos, como: feiras, congressos, seminários, exposições, etc.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page