top of page
Belem-negocios-connection.gif

Aplicativo que mapeia a violência chega ao Pará; saiba mais

O aplicativo já funciona no Rio de Janeiro e em mais dois estados do Brasil através da coleta autônoma de dados e de denúncias anônimas

O Fogo Cruzado, instituto que produz dados sobre violência armada na Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco, anuncia a sua expansão para o estado com um aplicativo para monitorar a violência no Pará. O lançamento oficial ocorreu dia 4 de novembro, relembrando a Chacina do Guamá de 2014, quando 10 pessoas foram mortas. A partir desta data funcionará também o aplicativo do Fogo Cruzado para que a população possa inserir ocorrências de tiroteios de forma anônima e receber alerta quando estiver próximo de disparos de armas de fogo.


O Fogo Cruzado é uma iniciativa que se destaca por sua metodologia inovadora, que envolve a coleta autônoma e colaborativa de dados confiáveis. Ao permitir que a população relate incidentes de violência armada, por meio do aplicativo do Fogo Cruzado (disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play), a plataforma visa ampliar a voz das pessoas afetadas por estes eventos, quebrando barreiras de medo e silêncio. Além disso, o Fogo Cruzado busca colaborar com a produção cidadã de dados para combater fake news relacionadas à violência armada.


A escolha da data de lançamento, 4 de novembro, tem um significado: este é o dia em que relembramos a Chacina do Guamá de 2014, evento que resultou na morte de 10 pessoas. O Fogo Cruzado, ao iniciar suas operações neste dia, busca honrar a memória das vítimas e, ao mesmo tempo, ser um produtor de dados para que a cultura da violência mude e seja possível evitar que tragédias semelhantes ocorram no futuro.


A atuação do Fogo Cruzado no Pará será na Região Metropolitana de Belém, composta atualmente por oito municípios: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel do Pará, Castanhal e Barcarena, que foi incluída recentemente.


Com a chegada ao Pará o Fogo Cruzado passa a cobrir 57 municípios brasileiros em quatro regiões metropolitanas. O Instituto produzirá mensalmente mais de 40 indicadores sobre cada uma dessas regiões, entre eles: chacinas, tiroteios, mortos e feridos, balas perdidas e muitos outros.


Para obter mais informações sobre o Fogo Cruzado e sua missão, visite o site oficial


Sobre o Fogo Cruzado:

O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, fortalecendo a democracia através da transformação social e da preservação da vida. Com uma metodologia própria e inovadora, o laboratório de dados da instituição produz mais de 40 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife, de Salvador e, agora, de Belém. Por meio de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.


Leia Mais:

  • Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios

  • Faça parte do BlackStage, mentoria empresarial inédita no Norte do Brasil

  • Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp

  • Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente exclusivo para quem quer começar a sua própria empresa




Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page