top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Amor em Foco: associação filantrópica paraense participa do The Wall neste domingo

O Amor em Foco foi selecionado pela equipe do Domingão com o Huck para participar do The Wall, que irá ao ar neste domingo, dia 17. A associação tem o objetivo de impactar a sociedade paraense através de ações assistencialistas com pessoas e comunidades em vulnerabilidade


Associação filantrópica paraense participa do The Wall neste domingo
Aleffe Gama, Luciano Huck e Ana Paula Araújo no The Wall

Com o propósito de levar assistencialismo além das datas comemorativas, as irmãs Ana Paula e Ana Clara Araújo se reuniram com um grupo de amigos para que pudessem realizar ações para pessoas em situação de vulnerabilidade. Uma das criadoras do projeto, Ana Paula Araújo, conta como foi o início do grupo. "Um incomodo em comum que nós tínhamos era que as ações aconteciam apenas em datas comemorativas. E todo final de semana nós estávamos juntos, então decidimos aproveitar o nosso grupo de amizade para fazer alguma coisa pelo outro. Na época nós estávamos na graduação e não sabíamos como seria, não tínhamos experiência, então convidamos os nossos pais e amigos para participar com a gente".


Como Começou -

Café de Rua realizado pelo Amor em Foco, em 2019. Foto: Redes Sociais

Assim, em outubro de 2016, o Amor em Foco realizou o primeiro Café de Rua, que contou com o apoio de familiares e amigos. Logo, em 2017, o grupo expandiu os horizontes e começou a levar assistencialismo para algumas comunidades. "Em 2017 nós expandimos para ações em comunidades levando cestas básicas, atendimento médico e fisioterapêutico. Nós encontramos o líder da comunidade, que sinaliza pra gente o que mais eles estão precisando no momento e assim nós desenvolvemos a ação", detalha Ana Paula Araújo.


O que começou com um café de rua entre amigos e familiares se tornou um projeto que já está no oitavo ano de atuação e realiza duas ações mensais, sendo uma o café de rua - como começou o projeto - e a outra em comunidades ribeirinhas, quilombolas e venezuelanas.


"Costumamos dizer que ninguém é tão pequeno para ajudar e nem tão grande que não possa ser ajudado. Embora estejamos lá para ajudar pessoas em vulnerabilidade, nós também aprendemos e saímos de lá melhores", diz Ana Paula Araújo.

Ação realizada em comunidades ribeirinhas. Foto: Divulgação

O Amor em Foco se tornou uma associação filantrópica sem fins lucrativos que visa impactar a sociedade paraense por meio de ações assistencialistas. Até 2023, o grupo se mantinha apenas com as doações de campanhas feitas na internet. Até que, em meio a um período agitado na agenda dos organizadores, eles decidiram comemorar os 7 anos do projeto e buscar por patrocínios.


"O grupo tinha passado por uma crise, já que toda a organização estava com a agenda muito corrida e estávamos nos esforçando muito para manter a frequência das ações. Foi quando decidimos fazer um evento de comemoração dos nossos 7 anos e conseguimos muito patrocínio e visibilidade nas redes sociais. Seis empresas decidiram patrocinar o nosso Café de Rua mensal por um ano, foram a Xerfan Advocacia, a Flamboyant, o Econômico, a Clínica Centro Ocular, o escritório GPX Investimentos e a Fella Clothing".


O The Wall -

Ana Paula conta que a partir dos patrocínios e do crescimento repentino, a equipe do The Wall, quadro do programa Domingão com o Huck, entrou em contato com o grupo os aconselhando a realizar a inscrição para o programa. "O The Wall foi um sonho, brincamos que aconteceu realmente no momento certo. Criamos muita expectativa e fizemos o vídeo explicando as iniciativas do grupo. Ficamos muito felizes quando fomos selecionados".


Ana Paula e Aleffe Gama foram a dupla escolhida pelo grupo para representar o Amor em Foco no The Wall. No programa, eles explicaram que entre as frentes de atuação do grupo, está a assistência em comunidades, chegando até a realizar ações no interior do Estado. Ana Paula afirma que a participação no The Wall poderá ajudar diretamente a Comunidade de Piriquitaquara, da Ilha do Combu, onde eles atuam desde 2017.


Ana Pula Araújo e Aleffe Gama durante as gravações para o Domingão. Foto: Divulgação
"Em 2017, nós iniciamos a construção de uma caixa d'água em uma comunidade quilombola, porém tiveram muitos imprevistos na obra, fora o alto custo da construção, e acabou de demoramos 2 anos pra concluir o processo. Quando o The Wall apareceu e nós vimos a possibilidade de receber uma quantia em dinheiro para ajudar em uma comunidade pensamos logo na água", compartilha Ana Paula.

Segundo resolução das Nações Unidas,  o acesso a um abastecimento de água suficiente é definido como “uma fonte que pode fornecer 20 litros por pessoa por dia, a uma distância não superior a 1.000 metros”. Segundo o 18º congresso Nacional de Meio Ambiente, de 2021, até o início dos anos 2000, mais de 90% dos ribeirinhos não tinham acesso a água encanada em suas casas, transportando água dos rios em baldes e garrafas.


Justamente por isso, ao ver a oportunidade do The Wall a equipe do Amor em Foco decidiu que usaria a quantia recebida, independente do valor, para financiar a construção de um sistema de abastecimento de água potável. Segundo Ana Paula, a logística da comunidade de Piriquitaquara para conseguir água é muito complicada. "Eles precisam pedir para alguém que tenha barco ou quem tem barco vai até Belém para comprar garrafões de água. Então, eles já são pessoas em vulnerabilidade e ainda precisam ter todos esses gastos para ter acesso digno a água".


Time do Amor em Foco durante ação na comunidade de Piriquitaquara. Foto: Divulgação

O sistema que o projeto deseja implementar funciona puxando a água do rio e filtrando em caroços de açaí. Dessa forma, a água sai da filtragem pronta para o consumo. "Fora que esse sistema já oferta uma quantidade de litros de água por família muito maior do que seria o uso da comunidade. Então, esse projeto já ajuda na renda da comunidade, já que a principal fonte de renda deles é o açaí e pra poder bater o açaí eles precisam de bastante água", comenta Ana Paula.


O Futuro do Projeto -

Com a visibilidade e o alcance do Amor em Foco crescendo desde 2023, o projeto conseguiu realizar o sonho de criar o próprio CNPJ, trazendo mais seriedade ao projeto. "Conseguimos realizar esse sonho que era antigo, mas que antes nós não conseguíamos fazer devido aos custos financeiros, que é fazer o grupo virar realmente uma associação. O CNPJ traz uma seriedade, precisamos mostrar a transparência e o que fazemos com as doações que as pessoas nos destinam, que são exclusivamente para financiar as nossas ações. Então contamos que o CNPJ vai trazer essa transparência e seriedade pro grupo que virou nosso propósito de vida".



Ana Paula finaliza contando as perspectivas para o futuro do grupo e começou entre amigos e segue impactando a sociedade paraense há 8 anos. "O futuro do grupo é com certeza sair do assistencialismo e levar para essas pessoas algo estrutural, impactante e definitivo, que possa levar para essas pessoas à transformação".


E se você deseja saber o resultado da participação do Amor em Foco no The Wall, o grupo realizará um evento no Pará Moto Clube, a partir das 15h deste domingo, para assistir o programa ao vivo. O evento é aberto ao público e a entrada é um pix solidário de qualquer valor que ajudará nas ações desenvolvidas pelo projeto, além disso, o encontro contará com atrações musicais e sorteio de brindes.


Amor em Foco

Instagram: @amor.emfoco


Leia Mais:


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page