top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Amazônia Perdeu Área De Floresta 10 Vezes Maior Que A Cidade De São Paulo

80% do desmatamento na região em novembro aconteceu somente em três estados: Pará, Mato Grosso e Rondônia


Área desmatada e queimada em 2021 já recebe gado em Porto Velho, Rondônia (Foto: Christian Braga/Greenpeace)

De janeiro a novembro de 2021, a Amazônia perdeu 10.222 km² de floresta, área equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo. Esse é o maior acumulado dos últimos 10 anos para o período, sendo 31% superior do que o registrado no ano passado. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que monitora a região por meio de imagens de satélites.


Apenas em novembro, uma área de 480 km² foi desmatada na Amazônia, o que corresponde ao território de Porto Alegre. Com isso, 2021 teve o segundo pior novembro da década, atrás apenas de 2020, quando 484 km² de floresta foram destruídos no mês.


Pará, Mato Grosso e Rondônia foram responsáveis por 80% da devastação

Apenas três dos nove estados da Amazônia Legal foram responsáveis por 80% do desmatamento na região em novembro: Pará, Mato Grosso e Rondônia. O caso mais grave é do Pará, estado que lidera o ranking de destruição da floresta há sete meses consecutivos, que registrou apenas em novembro 290 km² de devastação.


Isso representa 60% da área desmatada na Amazônia no mês e é 26% maior do que o detectado em solo paraense em novembro do ano passado. Além disso, 16 dos 20 municípios e assentamentos que mais destruíram a floresta no mês ficam no Pará, o que alerta para a necessidade de ações de combate mais efetivas no estado.

(Publicado originalmente por Imazon)

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia