top of page

Agora Você Tem Um Lugar Para Conversar Sobre Oratória


Agora Você Tem Um Lugar Para Conversar Sobre Oratória
Coluna: Oswaldo Loureiro

"Em setembro de 2017 estava instalando o curso de oratória em Belém, que se tornou o maior em número de comentários positivos na região Norte e Nordeste"


Minha primeira coluna em um jornal.


Uau! Como vou iniciar?


Sobre o que vou escrever?


Posso escrever sobre os meus sentimentos?


Bem, em verdade, a priori, prefiro me apresentar.


Afinal, vocês leitores devem perguntar: Afinal, quem é essa pessoa, que se coloca no lugar ou possui alguma autoridade de ensinar terceiros à falar em público?



Primeiro, não tenho lugar em nada!


Pois, o universo do estudo da Oratória e da Retórica é muito extenso, além do que não tenho autoridade para nada.


Descrevo-me como alguém, que foi orientado a entrar na sala de aula em 1998, quando tinha 18 anos pela família, e que depois, simplesmente, começou a amar a profissão de professor.


Iniciei como professor de Inglês nas Escolas FISK, com uma grande e imensa ajuda do meu primo Waldemar Vianna “in memoriam”, além do meu irmão João Cláudio Loureiro e minha mãe Valcira Loureiro “in memoriam”.


Durante o período na FISK fui ajudado e ajudei amigos, quando entraram na escola, com treinamentos particulares, depois que eu estava mais seguro na sala de aula.


Ressalto que durante a Faculdade de Direito comecei a gostar de ler sobre oratória, o que me fez comprar muitos livros sobre o assunto, sendo que a leitura era mais por curiosidade e diversão, do que querer ensinar algo.


Em 2006, como advogado, entrei na Marinha do Brasil, sendo que nunca deixei de ministrar palestras e aulas na Instituição Militar.


Em 2015, saí da Marinha e não queria advogar, quando viajei para Conselheiro Lafaiete – MG para estudar para concurso, sendo que em um momento de pausa nos estudos, entrei no Facebook e visualizei a propaganda de uma moça do Paraná sobre um curso de oratória, o que me fez lembrar do meu conhecimento literário e prático sobre o assunto.



Posso dizer, meu caro leitor, que graças a professora paranaense, que surgiu a ideia, que logo coloquei em prática, que foi a criação de um curso de oratória, cujo início das aulas ocorreu em agosto de 2015 no Laboratório Humana, dos meus queridos amigos Luis Otávio e Levindo.


E, para resumir, em julho de 2016 minha mãe adoeceu e voltei para Belém, quando em setembro de 2016 fez a dolorosa despedida, o que me fez ficar na cidade das mangueiras para fazer companhia ao meu Pai, que ficara sozinho.


E, um ano depois, da partida da minha genitora, em setembro de 2017 estava instalando o curso de oratória em Belém, que se tornou o curso de oratória com o maior número de comentários positivos na região Norte e Nordeste, o que é fruto de muito amor, entrega e respeito à dor, que cada aluno trás para sala de aula.


E, a partir de hoje, estarei apresentando informações e análises sobre o maravilhoso mundo da comunicação oral.


Quer saber mais? Leia as últimas notícias sobre negócios.


bottom of page