top of page

Aeroporto de Belém terá área de embarque 3x maior para COP30

Aeroporto de Belém

Faltando poucos meses para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), Belém se prepara para receber milhares de autoridades e visitantes de todo o mundo. Um dos maiores desafios dessa preparação é a requalificação completa do Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans), que está passando por uma das maiores reformas de sua história.


Com um investimento de R$ 470 milhões, as obras visam ampliar a capacidade do terminal para atender a mais de 40 mil participantes da conferência, marcada para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro. A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em parceria com a concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA).


O que muda?

A área de embarque será quase triplicada, passando dos atuais 1.593 m² para 4.303 m². O aeroporto também vai ganhar nova climatização, iluminação e requalificação completa da pista de pousos e decolagens.


As obras devem ser entregues até 30 de agosto. A expectativa é que o aeroporto esteja totalmente pronto para receber as delegações internacionais.


Visita técnica e inspeção federal

Nos dias 23 e 24 de junho, representantes da SAC, ANAC, Polícia Federal, Casa Civil e da Secretaria Extraordinária da COP30 realizaram uma vistoria técnica no local. Durante a inspeção, foram verificados os avanços nas obras e discutidos ajustes para garantir que tudo esteja em pleno funcionamento no prazo.


Segundo o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, o ritmo das obras é satisfatório:

“Estamos passando um verdadeiro pente-fino no aeroporto. A meta é entregar tudo pronto antes da COP, com o menor impacto possível nas operações atuais do terminal.”

Um aeroporto à altura da Amazônia

O presidente da NOA Airports, Marco Migliorini, reforçou o compromisso com a entrega:

“As obras estão a pleno vapor e nosso foco é garantir um aeroporto mais moderno, seguro e eficiente. Será um orgulho receber o mundo aqui.”

Expectativa global

Com público estimado de até 7 mil pessoas por dia nos momentos mais movimentados da COP30, o aeroporto de Belém será peça-chave para o sucesso do evento. Um plano especial de estacionamento e logística já está sendo elaborado para evitar sobrecargas e garantir fluidez nos deslocamentos, inclusive com o redirecionamento de aeronaves para aeroportos vizinhos.


Com informações do site Diário do Pará

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page