top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

A Uber está prestes a falir, diz jornalista

Mesmo após perder bilhões em 2020 e tentar acobertar prejuízo através de truques financeiros, a gigante continua buscando investidores


A Uber está prestes a falir, diz jornalista
Imagem: Unsplash

O jornalista canadense Cory Doctorow publicou um texto sobre as artimanhas da Uber para esconder que está prestes a falir, porém segue atraindo investidores.


Cory mostra, citando outros autores, como a empresa vem perdendo dinheiro — bilhões e bilhões de dólares — vendendo promessas de produtos que nunca serão rentáveis.


Mas a Uber declara que teve lucro. Como?



Segundo Doctorow, como qualquer bom fraudador, a empresa mente. O jornalista mostra que a empresa perdeu US$ 7,9 bilhões entre 2019 e 2021.


Seus truques financeiros envolvem gambiarras de contabilidade como considerar lucro sem despesas como juros, impostos, depreciação e amortização — só com isso, Doctorow aponta que a empresa ignorou, no último balanço financeiro, despesas de US$ 2 bilhões.


O site Investing afirma que a falta de motoristas e aumento de custos ameaçam seus resultados.


Não é novidade para ninguém que está cada vez mais difícil conseguir um motorista através do aplicativo.


Logo quando não se encontra um carro, a plataforma deixa de ganhar.


“Esse é um momento de profunda introspecção e reflexão para uma companhia como a nossa, para pausar e dizer: ‘Como fazemos uma proposta mais atraente para os motoristas, no longo prazo?’”. Carrol Chang, diretora de operações da Uber nos EUA e Canadá, afirmou na reportagem: “Sem dúvida é um cálculo a ser feito”.


Mas até quando a crise vai deixar de ser uma crise e se tornar um problema maior? Como o jornalista canadense diz, a Uber está prestes a falir.


Não podemos afirmar que isso é ruim para os milhões de motoristas que a empresa tem, já que eles não possuem qualquer vínculo - podem abandonar o barco a qualquer momento.


O que de fato já estão fazendo.





Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page