top of page
Belem-negocios-connection.gif

A importância da assessoria de imprensa para o seu negócio

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Gerir crises e criar conteúdo inteligente para divulgar um negócio de forma espontânea, estes são alguns dos atributos do assessor de imprensa que comemora hoje, 01 de junho, o seu dia


A importância da assessoria de imprensa para o seu negócio
01 de junho, Dia da Imprensa

A assessoria de imprensa exerce um papel fundamental na divulgação de um negócio, podendo ser mais econômica, assertiva e positiva do que outros meios de comunicação, como por exemplo, a publicidade.


Um assessor de imprensa de uma grande empresa deve estar preparado para gerir crises que envolvam a marca, os produtos e ou funcionários.


Como a assessoria de imprensa pode atuar em meio à crise de uma poderosa marca


A Nestlè, empresa transnacional suíça do setor de alimentos e bebidas, que atua fortemente no Brasil, está enfrentando uma crise que impacta diretamente a imagem e a qualidade dos seus mundialmente conhecidos produtos. Um documento interno da companhia revelou que 60% de seus alimentos não é saudável. A informação está presente em uma apresentação utilizada em reuniões da empresa, à qual o jornal "Financial Times" teve acesso e publicou no dia 31 de maio, segunda.


Neste caso, a assessoria de imprensa deve agir rapidamente, atuando em diversas frentes para amenizar o impacto da visibilidade negativa que o assunto vai proporcionar.


Gestão de crise aplicada


“Nestlé investe em rastreabilidade de insumos para mitigar riscos ambientais e sociais”, matéria publicada no site Epbr, um dia após a crise se instalar. A companhia apostou em ações que está atuando para minimizar o impacto da mesma no meio ambiente e na sociedade.


“Wunda: a nova marca de bebidas vegetais da Nestlé neutra em carbono”, publicado no portal Hipersuper, dia 31 de maio, mesmo dia da matéria do FT. A empresa focou no lançamento de produtos à base de proteína de ervilha amarela com uma cadeia de produção neutra em carbono desde a sua raiz.


Ações como estas são capazes de equilibrar o assunto que está em evidência. Tanto os consumidores quanto os próprios jornalistas que estarão cobrindo a matéria poderão analisar o que a empresa está fazendo para mudar o posicionamento da marca, em contraposição aos produtos considerados por eles mesmos ‘não saudáveis’.


É preciso, além disso, ter uma posição clara em relação à crise em si. Não basta apenas mostrar o que já tem feito.


Ao jornal que tornou público o documento, a Nestlè disse por meio de nota de imprensa que “está atualizando seus padrões internos de nutrição e tem analisado o portfólio de produtos para garantir que eles ajudem a atender às necessidades nutricionais”.

Não é só de crise que vive a assessoria de imprensa


Para o Sebrae, é raro ser divulgado na mídia um tumulto, alvoroço ou escândalo envolvendo uma micro ou pequena empresa, mas ter o nome do seu produto, serviço ou instituição numa matéria jornalística possui grande valor e atribui visibilidade positiva à marca.


Uma matéria jornalística ou um release escrito por um profissional da área é capaz de transmitir mais segurança e cria uma relação mais confiante com o consumidor. Diferente da propaganda publicitária, que além de onerosa, trata-se da própria empresa falando de si mesma.


Mídia espontânea criada a partir de conteúdo inteligente


Um profissional da assessoria de imprensa tem como objetivo criar conteúdo jornalístico que carrega um apelo informativo e também deve ser capaz de aguçar a curiosidade das pessoas.


Para um empreendedor que já disputa por espaço em sites e redes sociais com grandes empresas, é muito mais vantajoso aparecer de forma espontânea em veículos como TV, rádios, jornais impressos, blogs, dentre outros.


Como criar conteúdo interessante sobre o seu negócio


É preciso criar uma rotina de trabalho. A agência ou o jornalista contratado deve manter uma periodicidade de publicações.


É imperativo também que a criatividade, a agilidade e a boa escrita sejam valorizadas. Pois nada adianta criar conteúdo que seja ultrapassado, pouco inteligente e que não utilize o português de maneira adequada ao objetivo proposto.


Outro fator crucial para criar conteúdo de valor é levar em consideração o público alvo. Partindo da premissa de que já se entende sobre o mercado, produtos e concorrência, conhecer o público alvo que deseja chamar atenção através de textos e outros conteúdos de mídia, é fundamental para o sucesso do trabalho.

A Abel, uma agência de Belém focada em criação de conteúdo inteligente para pequenos e médios negócios, criou o site Belém Negócios, uma plataforma multifuncional que fala sobre empreendedorismo na região metropolitana Belém.


“O Belém Negócios é um projeto criado para difundir o conceito de content marketing, inbound marketing, assessoria de imprensa para pequenos negócios, entre outros conceitos pouco explorados pelo mercado paraense”, explica Rodrigo Souza, CEO da Agência Abel e criador do portal de notícias.


“O site fala basicamente sobre negócios, mas esse tema abrange muito mais que ferramentas administrativas e conceitos de gestão. Falar sobre empresas é falar sobre sociedade. É falar sobre responsabilidade social e ambiental. Os pequenos negócios já nascem como marcas que necessitam se posicionar claramente sobre suas ações, ideias e objetivos”.


Sites como este é novidade na cidade de Belém. Rodrigo explica que ele também funciona como um divulgador de notícias criadas por assessorias de imprensa. É uma ferramenta independente e digital, capaz de oferecer serviços até então eram procurados somente pelas grandes empresas, que geralmente têm alcance nacional e que conhecem muito bem os benefícios que uma boa assessoria de imprensa pode proporcionar.


Exemplos de matérias publicadas pelo site Belém Negócios


"MB Capital fecha parceria que vai investir R$400 milhões na região amazônica"


"Startup paraense é convidada para integrar centro de inovação em São Paulo"


"Empreendimento futurista da construtora Athenas será abastecido por energia solar"


Conteúdos criativos como estes são difundidos de maneira orgânica na internet. São aplicados textos inteligentes, palavras-chaves e outras técnicas de SEO que ajudam na indexação em sites como o Google e outras ferramentas de buscas.


Em outras palavras, entende-se que o material é relevante para determinado público por possuir conhecimento e informação útil. Por isso, o conteúdo acaba ampliando o seu alcance de maneira espontânea e estabelece uma valor de confiança entre os consumidores.

Kommentare


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page