top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

7 hábitos de empreendedores bem sucedidos

Atualizado: 29 de jun. de 2021


7 hábitos de empreendedores bem sucedidos
7 hábitos de empreendedores bem sucedidos

Hábitos são atitudes externas e internas que definem o comportamento e as características de cada pessoa, social

e ou individualmente.


Acordar cedo, comer sempre no mesmo restaurante, conversar com o porteiro do prédio enquanto passeia com o cachorro, são alguns hábitos que podemos considerar como externos e estes são responsáveis pela definição dos seus comportamentos em sociedade.



Ler, buscar conhecimento em sites e revistas, anotar metas e sonhos, são hábitos internos, responsáveis pelas singularidades de cada um.


Os hábitos influenciam diretamente no sucesso, tendo em vista que direta e indiretamente formam a imagem que as pessoas enxergam umas das outras.


A Belém Negócios separou os sete principais hábitos que todo empreendedor deve adquirir.


1 - Ler, aprender e compartilhar:


Estas qualidades são supervalorizadas, porém subestimadas por quem não as detém.


Um bom empreendedor sempre está buscando conhecimento e compartilhando tudo que acha relevante, principalmente quando o assunto é sobre a sua área de atuação. Compartilhar conhecimento com a equipe é importante para que todos ao redor mantenham o mesmo nível de entendimento.


2 - Organizar o tempo, aproveitando-o ao máximo:


Muitos empreendedores não têm o costume de levantar na hora que o galo canta e, por isso, seus dias tendem a ser menos produtivos.


Quando se fala em organizar, entende-se que, além do tempo, tudo precisa ser incluso, como espaço físico, tarefas, armazenamento de documentos e por aí vai.


Quando se organiza qualquer coisa, acaba-se por organizar o tempo. Assim tudo flui melhor.


3 - Praticar atividades físicas:


Decisões arriscadas, metas para cumprir, pessoas ao redor que dependem das mais variadas motivações... Nada disso tem muito a ver com atividades físicas, correto? Mas o seu corpo não está gastando energia?


O problema é que tudo na vida precisa de equilíbrio. Não se deve apenas se preocupar com a mente e deixar o corpo de lado, e vice e versa. Praticar atividades físicas, independente de qual seja, levará você a, consequentemente, melhorar o seu desempenho em um modo geral.


4 - Relaxar. Saber a hora de não fazer nada:


Não existe qualquer pessoa no mundo que não precise relaxar. Pode ser um gênio, um sábio, um guru, tanto faz, todo mundo precisa descansar. É claro, em momentos adequados.


Saiba usar estes momentos para cuidar de você. Use-os não apenas para dormir, mas para fazer coisas que lhe dão prazer. Quando você está brincando com os seus filhos, por exemplo, você está relaxando, não está pensando em problemas.


5 - Se preparar, praticar, treinar:


Todo grande jornalista lê seguidamente uma matéria antes de entrar num link ao vivo, ou, se não precisa fazer mais isso, um dia já fez, até chegar o ponto de que a prática o levou ‘perfeição’.


Praticar é essencial. Treinar é o momento em que se pode errar e até mesmo descobrir uma melhor maneira de fazer tal coisa. Reler um discurso, por exemplo, é como se estivesse dizendo para você mesmo ‘não vou titubear’.


Deixar para fazer algo pela primeira vez na hora em que a oportunidade já está acontecendo não é um bom hábito um empreendedor de sucesso.


6 - Ouvir mais que falar:


Em tudo na vida podemos ser estratégicos. Na arte de ouvir mais e falar menos pôde-se conseguir muito mais do que se imagina. Ser mais ouvinte em reuniões, por exemplo, é um dos melhores hábitos que um empreendedor pode adquirir. Posicionar-se como um bom ouvinte é assumir o status de alguém que compreende as coisas, logo alguém mais aceitável de se permitir contrapropostas.


7 - Elogiar, reconhecer boas atitudes:


As palavras somam ou subtraem. Nunca são neutras. E neutro é uma coisa que um empreendedor não pode ser. Ao observar um bom comportamento, uma tarefa bem executada ou até mesmo obrigações como ser pontual, não use meias palavras para elogiar e nem deixe de o fazer. Use suas palavras sempre para enaltecer as pessoas. Isso vale muito.


Reconhecer que a sua equipe é a melhor é como dizer para si mesmo que o seu negócio está indo bem. Compartilhe este sentimento com eles.

コメント


Últimas notícias

Publique uma notícia