top of page

5G: Veja Se Belém Está Preparada Para A Tecnologia

Leilão do 5G é o assunto do momento, mas será que a capital paraense já está dentro dos conformes para receber as novas frequências?



De acordo com a pesquisa feita pelo Conexis Brasil Digital, representante de empresas de telecomunicações, apenas 7 das 27 capitais brasileiras estão totalmente preparadas para receber a tecnologia 5G. A avaliação analisa as leis municipais das demais capitais e seu atual grau de aderência à Lei Geral de Antenas, legislação do tema.


As cidades são: Brasília, Fortaleza, Palmas, Curitiba, Porto Velho, Porto Alegre e Boa Vista.


As outras capitais estão em fase de adaptação, em diálogo com as operadoras e planejando mudanças para aderir à legislação.


Leilão do 5G


Hoje, 04/11/ 2021, foi dado o ponta pé inicial. O Leilão da frequências 5G no Brasil possibilitará um novo padrão de conectividade móvel de alta velocidade.


O maior leilão ja realizado aqui no Brasil.


15 interessados, sendo 5 empresas brasileiras e 10 novos entrantes no mercado, todas enviaram seus lances até o dia 27/10, conforme estabelecido no edital.


Foi ofertado faixa freqüência de700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz. Os vencedores terão o direito explorar essas faixas por 20 anos.


Nos próximos dias a Anatel avaliará as propostas e os documentos entregues para garantir que as exigências serão cumpridas.


Quem sair vencedor, em cada uma das 4 faixas terá que cumprir algumas obrigações, segue abaixo algumas delas:


– Disponibilização do 5G em todas as capitais do país até julho de 2022;


– Construção da rede privativa de comunicação para a administração pública federal;


– Garantia de internet 4G nas rodovias brasileiras;


– Instalação da rede de fibra óptica, via fluvial, na região amazônica;


– Financiamento dos custos da migração da TV aberta via satélite da banda C para a banda Ku (novas antenas, receptores e a instalação desses equipamentos para famílias de baixa renda);


– Garantia de internet móvel de qualidade nas escolas públicas de educação básica

bottom of page