top of page
Belem-negocios-connection.gif

5 marcas famosas que mudaram de nome e os motivos por trás

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Reinventar hoje em dia é questão de necessidade. As grandes marcas estão mudando de nome e isso não é apenas uma tendência – é uma estratégia para se manter no mercado.

5 marcas famosas que mudaram e nome e os motivos por trás
Nomes mais curtos e amigáveis são estratégicos para se manter atualizado (Imagem: Repodução)

Olhar para o futuro, tornar-se mais jovem, atual e acessível ao público - Estes são alguns dos motivos que levaram empresas já consolidados no mercado a mudarem de naming. Mas como esse processo é feito?


Existe um estudo por trás. A StartSe publicou um artigo explicando como as grandes marcas chegam a decisão de trocar o nome. Muitas delas preferem nomes mais curtos e simples. É o caso da Pontofrio que agora se chama Ponto e do Magazine Luiza, atual Magalu.



A decisão deve ser tomada após avaliar o contexto. É o que diz Beatriz Brunson no artigo, especialista em comunicação estratégica para marcas e chief marketing officer da Gummy Conteúdo Digital. Se for uma pequena e média empresa, por exemplo, pode ser arriscado mudar de nome. “Pois, a reputação ainda está sendo criada”, diz ela. Dificilmente a clientela vai lembrar novamente da marca. Ou seja, associar o novo naming com o antigo. Para as grandes empresas, o processo pode ser mais fácil. “Elas têm um público fiel e podem avisá-los sobre a alteração com antecedência”, afirma Beatriz. Além disso, a mudança não deve ser feita “apenas porque o empreendedor quer”, diz Beatriz. Precisa existir uma estratégia por trás.


Veja 5 marcas populares que mudaram de nome e a história por trás de cada uma.


1. Via


Via Varejo (antes)

Via (depois)

Já estamos olhando para o futuro. A Via de hoje não é a mesma de ontem e também não será a Via de amanhã. Vamos buscar inovação o tempo todo. Esses movimentos pelos quais estamos passando na companhia reforçam todo esse comprometimento e trabalho”, escreveu em comunicado o CEO da Via, Roberto Fulcherberguer.


2. Ponto



A empresa informa que, para finalizar essa reorganização, foram mais de dois anos de estudos e pesquisas da Viavarejo. A mudança ficará mais clara ao consumidor em filmes para TV, anúncios impressos, peças para cinema, campanhas no rádio e no visual das lojas.


3. Vale


Vale do Rio Doce (Antes)

Vale (agora)

A decisão levou em conta a brasilidade, a força, a simplicidade e a sonoridade do nome "Vale", que será usado em oito idiomas. O novo posicionamento e a nova marca da Vale foram criados pela empresa norte-americana Lippincott Mercer e sua parceira no Brasil, a Cauduro Martino.


4. Magalu


Magazine Luiza (antes)

Magalu (agora)


Desde janeiro de 2016, o Magazine Luiza tem o filho de Luiza Helena Trajano, Frederico Trajano, como Ceo do grupo. ... A mudança de nome para Magalu também vem para fortalecer as vendas online, que é o grande foco da empresa neste momento e vem sendo anunciado por Luiza Trajano em suas palestras pelo Brasil.


5. Rchlo


Riachuelo (antes e depois)

A nova Riachuelo vem então para se diferenciar ainda mais da sua concorrência. Com uma nova identidade, uma nova proposta e um reposicionamento da marca, a cadeia de lojas está se atentando mais à moda conceitual que pode vender para seus consumidores.



Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page