top of page

5 dicas para maximizar a sua produtividade

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Especialista revela como maximizar a produtividade através do uso correto do tempo


5 dicas para maximizar a sua produtividade
5 dicas para maximizar a sua produtividade

Empresas do mundo todo estavam passando por um processo de adequação, que pretendia modificar quase que totalmente a rotina de seus colaboradores, priorizando metas em vez de tempo de trabalho. Mas a pandemia surpreendeu à todos e tudo teve que ser acelerado.

A modalidade home-office foi aderida como uma solução temporária. Em muitos casos, percebeu-se a sua eficácia, e em outros não houve tanta aceitação. Isso porque muitos tipos de negócio ainda persistem no funcionamento tradicional, com horários fixos e execução de processos obrigatoriamente presenciais.


Quem teve que trabalhar em casa passou a ter maior liberdade de horários, levando em consideração que a ‘fiscalização’ da rotina de trabalho tornou-se remota. Mas como não confundir tarefas de trabalho em meio ao ambiente pessoal? E como entregar resultados sem ultrapassar limites, desnecessariamente?


Um grande fator precisa ser compreendido, o tempo. Marcelo de Sá, Diretor de Controladoria do Grupo Petrópolis, publicou um artigo sobre produtividade aliada ao uso correto do tempo e revelou que pessoas e empresas têm a chance de quebrar paradigmas e encontrar o esquema de trabalho que funcione melhor para cada um.

A partir de orientações e pesquisas conduzidas por especialistas, Sá elencou estas cinco dicas que ajudam a utilizar o tempo como ferramenta indispensável para maximizar a produtividade:

  • Descubra o que funciona melhor para você: anote seus períodos de maior concentração, picos de energia e aqueles de dispersão e sono. Compare com o que ocorre nas férias, sem o fator trabalho envolvido. Isso ajuda a entender seu ciclo de produtividade.


  • Numa equipe, individualidades devem ser atendidas: Susan Stehlik, diretora do programa de comunicação gerencial da Universidade de Nova York, sugere o uso nas empresas de uma técnica chamada "investigação apreciativa". No início de um projeto, o time apresenta necessidades individuais, cronogramas e preferências para o grupo tentar se ajustar ao máximo.


  • Cuidado com a síndrome de burn-out: não adianta chegar cedo e ficar até tarde no trabalho. Isso gera estresse e prejudica a produtividade. Quem chega cedo, também deve sair mais cedo.


  • Luz do sol: para quem é coruja (ou lobo), encontre algum momento do dia, 15 minutos bastam, para tomar sol, especialmente se estiver fora do seu período mais alerta. A luz solar mata a melatonina, hormônio que nos dá a sensação de sono.


  • Tenha uma rotina: mais importante que o horário de acordar ou dormir é a consistência desse hábito. A medicina sabe que privação de sono é porta aberta para várias doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes.

bottom of page