top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

4 Dicas para Ter uma Equipe Saudável na Empresa

Implementar benefícios e criar campanhas de conscientização podem ajudar a levar o tema da saúde para o dia a dia corporativo



Ter funcionários satisfeitos e saudáveis é o segredo para aumentar a produtividade e os resultados em uma empresa. É o que aponta a pesquisa ”Linking Workplace Best Practices and Organizational Financial Performance” realizada nos Estados Unidos. Segundo os resultados do estudo, empresas que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores são até 235% mais eficientes.


Para proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários, muitas organizações têm buscado medidas saudáveis dentro e fora do ambiente corporativo. Uma das formas mais utilizadas é a implementação de benefícios, estratégia que garante bem-estar e proporciona uma série de vantagens aos colaboradores e ao negócio.



Além de recorrer a empresas de vale-alimentação, é possível buscar por outros benefícios complementares, como plano de saúde, assistência a saúde mental e plataformas de atividades físicas. Unir essas estratégias a campanhas de conscientização pode trazer mais informação aos colaboradores e ajudá-los a ter uma rotina mais salutar.


Invista em vale refeição


Um dos aspectos decisivos para garantir mais saúde é a alimentação. Por esse motivo, implementar benefícios como o vale refeição e vale-alimentação pode ser uma forma de auxiliar os colaboradores nesse quesito.


Um fator importante é, além de investir nos benefícios, criar campanhas de conscientização. Palestras que expliquem o que é vale refeição e como usá-lo de forma consciente, por exemplo, são ideias de como ajudar os colaboradores a se alimentarem e a aproveitarem melhor o benefício.


Mais um exemplo de campanha é o incentivo à alimentação saudável. Enviar e-mail de boas práticas e investir em treinamentos com nutricionistas são alternativas para ajudar os funcionários a fazerem boas escolhas na hora do almoço.


Forneça plano de saúde


Outro benefício que auxilia os colaboradores é o plano de saúde. Para isso, é preciso buscar por empresas que forneçam esse tipo de serviço de forma qualificada e abrangente à região onde moram os funcionários.


Implementar medidas que forneçam assistência médica e ajuda nos custos relacionados à saúde são formas de estimular o cuidado com a própria saúde, prevenindo e tratando possíveis problemas e doenças.


Assim como a alimentação, o uso do seguro-saúde também pode ser incentivado em palestras. Uma alternativa é aproveitar datas de conscientização sobre doenças, como o Outubro Rosa ou Novembro Azul, para trazer pautas importantes sobre a prevenção do câncer, por exemplo.


Ofereça assistência à saúde mental


A saúde mental tem sido cada vez mais debatida no ambiente corporativo. O principal motivo é o crescimento de colaboradores com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outras enfermidades.


Uma forma de prestar auxílio a esses funcionários é a oferta de assistência à saúde mental. Essa medida pode vir incorporada ao plano de saúde ou de forma independente, com a disponibilização de psicólogos no escritório.


Campanhas de conscientização sobre saúde mental também podem ser implementadas.


Aposte em plataformas para atividades físicas


Para ter uma vida saudável, é preciso investir na mente e no corpo. Por esse motivo, apostar em plataformas voltadas para a atividade física também é uma boa ideia. Essa estratégia consiste em fornecer benefícios que disponibilizem aos colaboradores o acesso a academias, clubes, quadras e demais espaços para o cuidado físico.


Para incentivar os funcionários, a empresa pode investir em campanhas e prêmios de incentivo para os mais assíduos.


Tente outras ideias


Além das medidas citadas, outras estratégias podem ser adotadas para elevar o cuidado com a saúde dos funcionários. A ginástica laboral, por exemplo, proporciona conforto aos colaboradores que passam mais tempo na mesma posição.


Educar os funcionários sobre a postura e ergonomia também é uma opção. Dessa forma, é mais fácil de evitar problemas na coluna, articulações e músculos.


 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades. Siga o perfil do Belém Negócios no Instagram.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia