top of page

31 Profissões Que Estão Em Alta Por Causa Do Boom Das Startups

Sabe quais são os empregos que as startups estão procurando? Todos eles têm uma coisa em comum: a revolução tecnológica em curso que estamos testemunhando


31 Profissões Que Estão Em Alta Por Causa Do Boom Das Startups
A ascensão das startups está demandando novas profissões

Se você está começando sua vida profissional, provavelmente há dezenas de indecisões fervendo em sua mente e você percebeu como os empregos tradicionais podem sofrer mudanças drásticas ao longo dos anos. Talvez você tenha dúvidas sobre ir para a faculdade ou investir em uma carreira diferente que lhe traz prazer.


Ou talvez você já tenha uma carreira, mas você quer saber sobre as mudanças no mercado de trabalho. Há uma tonelada de opções, mas ficar de olho nas profissões que serão mais procuradas no futuro é essencial.


Uma ótima maneira de entender quais são as profissões do futuro e as habilidades que as empresas de tecnologia estão procurando é observar o setor de startups. As empresas que têm alto potencial de crescimento costumeiramente são as primeiras a demandar vagas até então inexistentes.


Há alguns anos, falava-se muito sobre novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano de 2022. Muitas previsões curiosas sobre como nossas vidas seriam afetadas por todas as mudanças que virão foram introduzidas. A realidade é que estamos vivendo uma revolução tecnológica que, até agora, só existia em histórias de ficção científica.


E é com base nessa demanda no mercado que prevemos as profissões que estarão em alta nos próximos anos!


Embora muitas carreiras simplesmente deixem de existir, outras serão criadas para atender a novas necessidades. Aqui estão:


1. Desenvolvedores de software


Eles são, e ainda serão por muito tempo, profissionais valorizados no mercado. Eles fazem parte do grupo que cria novos sistemas para automatizar processos.


Sem desenvolvedores, esta era tecnológica não estaria a todo vapor hoje. Eles analisam, entendem, executam e realizam manutenção para plataformas e escrevem o código que constrói negócios e serviços.


2. Especialistas em Experiência do Usuário/Cliente


Existem diferentes variações para esse profissional no mercado, como o Customer Success Analyst.


O trabalho deste profissional é prestar toda a assistência necessária a um cliente quando um determinado produto é comprado, ou um serviço é contratado.


Além disso, eles são responsáveis por garantir que a comunicação com o cliente seja realizada de forma eficaz, garantindo satisfação e lealdade.


É cada vez mais comum encontrar esses profissionais em empresas de e-commerce e outras plataformas que prestam muita atenção aos resultados e experiência positiva do cliente.


3. Criadores


Esses profissionais já são populares, e permanecerão assim nos próximos anos. Essas são as pessoas que criam conteúdo online – também são conhecidas como influenciadores digitais.


Um criador é um wiz quando se trata de mídias sociais, especialmente Instagram. O sucesso desses profissionais pode ser explicado pelo fato de que as pessoas hoje querem se conectar mais com pessoas reais, não com marcas.


No entanto, as marcas já sabem disso e estão explorando cada vez mais parcerias com influenciadores online. Um show muito doce, certo?


4. Conselheiro dos Criadores


Existem muitas agências e profissionais que cuidam das carreiras dos influenciadores digitais, e a tendência é que cada vez mais sejam necessários à medida que novos criadores surgirem.


Assessores de criadores, além de ajudar a conseguir parcerias com empresas, também orientam e gerenciam caminhos de carreira.


5. Professor online


Uma grande tendência nas profissões do futuro é o ensino online. Osprofessores começaram a notar o potencial da sala de aula online,o que lhes permite alcançar mais alunos.


Este é um trunfo para profissionais que querem crescer seu negócio de disseminação de conhecimento. O mercado de cursos online está cada vez mais especializado e disseminado.


Você quer aprender a compartilhar seu conhecimento único com pessoas de todo o mundo? Confira nosso canal no YouTube para algumas dicas incríveis!


6. Coaching


Um coach é um profissional que ajuda outras pessoas a avançar em diferentes áreas de suas vidas, mas especialmente suas carreiras profissionais.


Há coaches em todos os tipos de áreas, como finanças, romance, inteligência emocional, perda de peso, espiritualidade, etc.


Para quem quer se tornar um coach, existem cursos para essa profissão específica, técnicas de ensino e ferramentas para ajudar futuros clientes.


7. Personal Trainer


Agora que as mídias sociais têm cada vez mais influência na imagem corporal, a demanda por pessoas que querem se exercitar diariamente continuará aumentando.


Muitas pessoas acham difícil manter-se fisicamente ativo. Eles precisam da ajuda de um coach específico para tirá-los do sofá e criar rotinas personalizadas para eles.


8. Profissional de marketing digital


Mesmo sendo uma profissão antiga, esse profissional ganhou muito espaço no mundo online, o que levou à especialização nessa carreira com foco na internet.


9. Analista de big data


Este profissional analisa todos os dados provenientes de um sistema ou circulando online. Eles usam a ciência de dados para mostrar às empresas o que influenciará seus negócios agora e no futuro.


O mundo digital depende muito de dados para analisar e melhorar seus processos. É por isso que o papel de um Analista de Big Data surgiu e está em uma demanda tão alta.


10. Gerente comunitário


Esse profissional é responsável por lidar com clientes e comunidades ao redor de uma empresa, colhendo opiniões a fim de melhorar o negócio e a posição da empresa com essas pessoas.


Algumas empresas já têm pessoas nessa posição, que certamente se expandirão nos próximos anos. É um papel essencial dentro das organizações, pois são elas que constroem a cultura em torno da empresa, criando fãs da marca.


11. Engenheiro ambiental


O meio ambiente vem sofrendo mudanças drásticas, e essa profissão será essencial entre os empregos do futuro.


A principal responsabilidade desse profissional é trabalhar com tecnologia e meio ambiente. É inegável a necessidade de criar novos sistemas e soluções de gestão ambiental para ajudar o planeta.


12. Engenheiro hospitalar


A tecnologia nos hospitais também evoluiu e novas máquinas são desenvolvidas para novos tratamentos, cirurgias e o dia-a-dia dos profissionais de saúde. É por isso que os engenheiros hospitalares estão definitivamente entre os empregos do futuro.


E é por isso que temos engenheiros hospitalares na lista de profissões do futuro. Seu principal papel é reunir e aplicar todas as tecnologias consideradas essenciais para resolver todos os tipos de problemas nos hospitais.


13. Segurança da informação


Este será o profissional que garante que todas as informações digitais de uma determinada empresa não sejam adulteradas ou hackeadas.


À medida que a tecnologia cresceu, a intenção maliciosa também tem nação online. Infelizmente, algumas pessoas estão fora para roubar dados de pessoas e empresas. Os profissionais de segurança da informação não apenas garantem que os dados estejam protegidos, mas também ajudem a criar novas soluções.


14. Gerente de resíduos


A produção de resíduos aumentou consideravelmente, especialmente as sólidas, o que levou à necessidade de gestão desse assunto.


Um gestor de resíduos precisa ver o lixo de forma diferente, criando novos projetos e soluções para encontrar melhores formas de lidar com todo esse material descartado.


Arquiteto e Engenheiro .3D 15 anos


No setor de engenharia, arquitetura e urbanismo, será possível projetar espaços em 3D, e é por isso que os profissionais devem se especializar nessa área para proporcionar uma experiência mais realista aos seus clientes.


16. Desenvolvedor de wearables


Wearables são óculos, lentes, relógios e outros dispositivos com algum tipo de tecnologia que facilita a vida das pessoas. E os profissionais que podem desenvolver esses dispositivos estarão em alta demanda nos próximos anos.


17. Consultor de imagem


Semelhante aos coaches de atividade física, um consultor de imagem fornece às pessoas os melhores conselhos sobre como ficar bem. E não só em suas vidas pessoais, mas também profissionais, de cortes de cabelo a roupas.


18. Gerente de inovação


Por mais que isso soe como um termo genérico, já é possível encontrar empresas com essa oferta de emprego.


Esse profissional será responsável por repensar as estratégias de uma empresa, seja em seu core business ou em alguma área específica, a fim de melhorar seu modelo de negócio.


No final, para que uma empresa possa se destacar no mercado, é preciso inovar e pensar diferente. Cada vez mais concorrentes estão surgindo, e o papel do gerente de inovação é chegar a coisas novas para manter um passo à frente do resto.


19. Geneticista


Essa já é uma profissão atual que ganhará mais espaço nos próximos anos. Entre as muitas tarefas de um geneticista, está a possibilidade de identificar doenças que uma pessoa pode desenvolver no futuro, e agir sobre ela mesmo antes dos sintomas aparecerem.


20. Gerente de talentos


Gerenciar talentos vai um pouco além do que os Recursos Humanos fazem hoje em dia. É preciso identificar e agir de forma mais assertiva sobre os pontos fortes e fracos das pessoas, para permitir que elas se tornem melhores profissionais em suas carreiras.


Um gestor de talentos, além de treinar profissionais para melhorar suas habilidades, atua no recrutamento de novos funcionários e, ao mesmo tempo, ajuda a manter a cultura da empresa forte e reduz a rotatividade.


21. Representante de vendas interna


O cliente agora tem muito mais opções, e é por isso que as empresas, especialmente as do mercado B2B, têm representantes que se aproximarão do cliente apenas quando tiverem demonstrado interesse no produto. Isso significa que as vendas serão cada vez mais personalizadas e assertivas dependendo da perspectiva.


22. Especialista em e-commerce


O e-commerce já é um modelo de negócio muito comum na vida das pessoas. No entanto, com tantas lojas virtuais competindo online, destacar-se será necessário atrair clientes.


23. Profissional em saúde mental


As profissionais que lidam com questões da mente (terapeutas e psiquiatras, por exemplo) ainda estarão em alta demanda. A explicação é bastante simples: ainda é muito improvável que as máquinas substituam o atendimento personalizado que esses profissionais têm em relação aos seus pacientes.


24. Especialista em energia renovável ou alternativa


A preocupação com o meio ambiente continua crescendo e não cessará nos próximos anos. Pelo contrário! A tendência é que seja cada vez mais necessário pensar em recursos alternativos que não impactem nosso meio ambiente. É por isso que esse tipo de profissional é extremamente importante em nosso futuro.


25. Gerente financeiro


Esse profissional é e será por muitos anos indispensável para que as pequenas e grandes empresas possam gerenciar seu dinheiro e manter suas finanças no escuro. Por mais que haja inteligência virtual que possa fazer matemática melhor do que os humanos, essa posição também vem com a responsabilidade de tomar decisões que os computadores ainda não são capazes de tomar.


26. Walker/Talker


Walker/Talkers são profissionais autônomos contratados para passar tempo com clientes idosos através de uma plataforma online, que permite que eles ouçam e conversem com eles.


É um tipo diferente de profissão do que os cuidadores tradicionais que lidam com medicamentos e auxiliam no banho e na alimentação.


Mas se você está pensando que um Walker/Talker nunca será algo do futuro, você está enganado. Muitas pessoas mais velhas vivem longe de suas famílias e não têm com quem conversar. Eles querem e precisam de alguém para ouvi-los e realmente prestar atenção no que eles têm a dizer.


27. Analista de machine learning quântico


Um analista de aprendizado de máquina quântica é responsável por pesquisar e desenvolver soluções de ponta para aumentar a velocidade e o desempenho dos algoritmos do sistema.


É uma das profissões mais importantes do futuro, principalmente por causa do aspecto quântico, que será nosso próximo salto tecnológico.


28. Gerente de Tráfego Pago


Um gerente de tráfego remunerado tem um papel fundamental em qualquer negócio. Seu trabalho é criar e gerenciar campanhas de mídia paga, como anúncios do Google e anúncios do Facebook. Além disso, realizam testes A/B para identificar pontos de melhoria para conversão.


O crescimento da demanda por profissionais especializados nessa área está crescendo rapidamente, principalmente porque a mídia paga é tão importante na aquisição de clientes e leads. Sem um especialista, as empresas podem ter uma grande perda.


29. Analista de Mídias Sociais


Profissionais de mídia social planejam, criam e analisam postagens de perfis nas mídias sociais. Assim, assim como os gestores de trânsito pagos, essa profissão está em ascensão, e com o surgimento de novos tipos de mídias sociais, cada vez mais empresas contarão com esses profissionais.


30. Web desenvolvedor web


Os desenvolvedores são responsáveis por projetar, construir e gerenciar sites usando diferentes linguagens de programação. Como a internet não é uma moda passageira, a necessidade de contratar um desenvolvedor continuará a crescer muito nos próximos anos.


31. Especialista em Design UX


Um Designer UX (User Experience) é responsável por garantir que o design de um site ou aplicativo atenda às necessidades do usuário com soluções inovadoras e atraentes.


A experiência do usuário deve ser levada em conta para que as estratégias de marketing sejam bem sucedidas. O usuário precisa ser guiado através do site, respondendo ao design de uma forma que levará a conversões. A demanda é alta, e quem decidir trabalhar nessa área terá muita demanda no mercado.


(Com informações de Hotmart Blog)


Você já segue Belém Negócios no Instagram?